ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Luz em Conta substitui 214 geladeiras esta semana

Data: Terça-feira, 05/04/2011 00:00
Fonte:

Da Assessoria

Após passar por Cuiabá, o projeto Luz em Conta retoma a substituição de lâmpadas e geladeiras no interior de Mato Grosso. Durante esta semana, os caminhões do projeto visitarão mais cinco cidades, para beneficiar 214 famílias. Até a próxima sexta-feira (08), o Luz em Conta passará por Sapezal (480 km de Cuiabá), Castanheira (788 km), Denise (203 km), Juina (748 km) e Brasnorte (580 km).

Criado pelo Programa de Eficiência Energética da Cemat, o Luz em Conta beneficia consumidores de baixa renda com uma geladeira de 286 litros e lâmpadas fluorescentes de 20W. Com a troca dos equipamentos antigos por outros novos, é possível reduzir consideravelmente o valor da fatura de energia elétrica. Na atual etapa do projeto, a Cemat vai investir R$ 8 milhões na substituição gratuita de 10 mil geladeiras e 30 mil lâmpadas antigas por equipamentos novos e mais eficientes.

Um projeto-piloto, realizado em 2004, deu origem ao Luz em Conta. No entanto, foi em 2007 que ele se transformou em um projeto oficial da Cemat e, desde então, tem sido realizado todos os anos. De lá pra cá, já foram entregues 25 mil geladeiras e 75 mil lâmpadas fluorescentes, que resultaram em um investimento de R$ 20 milhões por parte da concessionária.

As geladeiras entregues pela Cemat possuem o selo Procel-Inmetro, o que atesta a qualidade do eletrodoméstico. De acordo com o coordenador de eficiência energética da Cemat, Milton de Souza Ochiuto, a atual etapa do Luz em Conta beneficiará moradores de 130 municípios do estado.

O Luz em Conta tem o apoio do governo de Mato Grosso e das prefeituras, que disponibilizam um banco de dados com o perfil das famílias carentes cadastradas na Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e nas secretarias municipais