ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Viana diz que AL será lembrada por "submissão" ao Executivo

Segundo o deputado, há interferência do Palácio Paiaguás nas decisões da atual Mesa Diretora

Data: Domingo, 04/10/2015 00:00
Fonte: Midia News/ DOUGLAS TRIELLI
 

MidiaNews

O deputado Zeca Viana (PDT), que criticou as "submissões" da atual Mesa Diretora da AL ao Poder Executivo

 

O deputado estadual Zeca Viana (PDT) afirmou que a gestão do deputado Guilherme Maluf (PSDB) a frente da Mesa Diretora será lembrada pela “submissão” ao Poder Executivo.

 

“Não chamo mais a Assembleia de 'puxadinho'. Já estou considerando um anexo do Paiaguás. Tentei alertar o Maluf desde o início, porque ele é presidente do Poder Legislativo e deve agir como tal. Mas, infelizmente, há muita interferência”, disse.

 

 

Não chamo mais a Assembleia de puxadinho. Já estou considerando um anexo do Paiaguás

Para Viana, desde o início do mandato, faltou “pulso firme” para Maluf bater de frente, em questões pontuais, com o Executivo.

 

“Hoje, acho difícil a Mesa Diretora mudar esse quadro. Para isso, precisamos de uma Mesa independente, compromissada com Mato Grosso e com a responsabilidade de dirigir este Parlamento”, afirmou.

 

“Mas o que ocorre é uma submissão às vontades do Executivo. Infelizmente, chegou a um ponto que acho difícil tirar esse vínculo”, completou.

 

Para o deputado, a influência do Palácio Paiaguás na Casa e na imprensa do Estado está pior que na gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB).

 

“Acho que a imprensa, hoje, já está mais direcionada que na época do Silval Barbosa. O que se vê na imprensa são apenas coisas benéficas ao Governo. E isso é ruim. Eu sempre cobrava, no passado, uma imprensa independente, que cobre do Executivo e Legislativo, de modo a coibir os exageros. Mas, infelizmente, não é isso que acontece no Estado”, disse.

 

Precisamos de uma Mesa independente. Uma Mesa compromissada com Mato Grosso e com a responsabilidade de dirigir este Parlamento

Situações "constrangedoras"

 

As críticas à gestão de Maluf ganharam projeção esta semana após os deputados José Carlos do Pátio (SD) e Emanuel Pinheiro (PR) afirmarem que a Casa tem passado por situações “constrangedoras”.

 

Eles citaram como exemplo as diversas medidas adotadas pelo Poder Legislativo a pedido do Ministério Público, como a extinção de verbas.

 

“Não pode ficar como está. Esta crise de identidade e autoridade que a Mesa Diretora está vivenciando está afetando todos nós e afeta o bom andamento do Poder Legislativo”, disse Emanuel.