ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Abril vence IPVA dos carros com placas finais 6 e 7

Data: Terça-feira, 05/04/2011 00:00
Fonte:

Odocumento

Abril é o mês dos proprietários de veículos com placas de finais 6 e 7 pagarem o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2011.

Até o dia 28 de abril, o imposto pode ser pago em cota única com desconto de 5%. No dia 29, o imposto pode ser pagado em cota única sem desconto ou parcelado em 3 vezes, com pagamento da primeira parcela neste dia. Após o dia 29, será cobrado juro.

O Documento de Arrecadação (DAR-1/AUT), com o valor para pagamento do imposto, pode ser emitido pelo próprio contribuinte no portal da Sefaz (www.sefaz.mt.gov.br), no menu IPVA (lateral esquerda da página). O contribuinte também pode retirar o DAR-1/AUT para recolhimento do IPVA nas unidades informatizadas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT).

Nos municípios onde não houver unidade do Detran ou, se houver e a unidade não for informatizada, o contribuinte pode se dirigir à Agência Fazendária do seu domicílio fiscal para retirar o DAR-1/AUT para pagamento do tributo.

Se o contribuinte emitir o DAR pela internet, a taxa de serviços estaduais é de R$ 3,48. Caso opte por retirar o documento no Detran ou nas Agências Fazendárias, a taxa é de R$ 17,41.

ONDE PAGAR

Os pagamentos relativos ao IPVA, qualquer que seja sua modalidade ou exercício de referência, podem ser efetuados mediante a apresentação do documento de arrecadação junto às Casas Lotéricas e às agências ou postos de atendimento das instituições financeiras a seguir: Banco do Brasil (e correspondente bancário), Banco da Amazônia, Banco de Crédito Cooperativo do Brasil (Sicredi), Caixa Econômica Federal, Bradesco (e correspondente bancário), Itaú, Unibanco, Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e Cooperativa de Crédito de Primavera do Leste (Primacredi).

A orientação da Sefaz-MT é que o contribuinte procure efetuar o pagamento pelo menos duas horas antes do fim do prazo de vencimento, com o objetivo de se precaver de eventuais dificuldades de comunicação nos sistemas informatizados das agências bancárias, o que pode afetar a transmissão do recolhimento à Secretaria de Fazenda. Vale destacar que o veículo com débito em atraso do IPVA não pode ser licenciado.

MAIS INFORMAÇÕES

No portal da Sefaz, também no menu IPVA, o contribuinte pode consultar o valor do tributo do veículo em 2011 e a alíquota, acessar o extrato do seu imposto, verificar a situação de eventuais parcelamentos feitos em anos anteriores, além de toda a legislação pertinente. É possível ainda saber quanto terá que pagar de imposto nos casos de recolhimento em cota única com desconto de 5%, pagamento integral ou parcelamento.