ARIPUANÃ, Terça-feira, 19/03/2024 -

NOTÍCIA

Maggi deve depor no dia 27 à CPI da Copa sobre supostas irregularidades

CPI apura supostas irregularidades nas obras da Copa, na Grande Cuiabá. Escolha de Cuiabá como cidade-sede foi na gestão do ex-governador Maggi.

Data: Quinta-feira, 01/10/2015 00:00
Fonte: G1 MT

O senador Blairo Maggi (PR), de Mato Grosso. (Foto: Pedro França / Agência Senado)O senador Blairo Maggi (PR) era governador quando
Cuiabá foi escolhida para sediar a Copa

 

O senador Blairo Maggi (PR) deverá depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras da Copa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), no dia 27 de outubro. A data é analisada pelos membros da Comissão e a assessoria do parlamentar informou que ele ainda não foi notificado. A CPI apura supostas irregularidades na execução dos projetos para Mundial, em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana.

 

A escolha de Cuiabá como cidade-sede foi feita na gestão de Maggi, que naquela época era governador de Mato Grosso. “Queremos saber como ele avalia esse cenário catastrófico que se tornou a Copa em nossa cidade, já que ele que participou da fundamentou e da idealização de tudo isso”, explicou o presidente da CPI, deputado Oscar Bezerra (PSB).

 

Ele destaca que o senador foi convidado a prestar esclarecimentos sobre a influência dos políticos e prefeitos no processo de escolha, naquele período. O ex-secretário Pedro Nadaf, que ocupou cargos na Secretaria do Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e Casa Civil, foi ouvido pela CPI, no dia 29 de setembro. O ex-secretário está preso há quase duas semanas no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), desde a operação Sodoma, da Polícia Civil, que investiga fraudes na concessão de benefício fiscal.

 

Pedro Nadaf foi secretário da Sedtur entre janeiro de 2007 e fevereiro de 2008 na gestão do ex-governador Blairo Maggi (PR) e foi ouvido na condição de testemunha na CPI. Nadaf também foi presidente do Comitê Pró-Copa, que ficou responsável por divulgar a capital mato-grossense como candidata a subsede do evento.

 

Os deputados questionaram se Nadaf teria conhecimento de algum tipo de acordo ou esquema entre os antigos governos estadual e federal com empresas empreiteiras que fariam as obras na capital mato-grossense. Ele negou. “Não houve nenhum tipo de acordo ou propina, até onde eu sei e também não tenho conhecimento de algum tipo de fundo de arrecadação. Minha função era mobilizar a sociedade a ter Cuiabá como sede da Copa”, declarou.

 

Nesta terça (30), também foram colhidos os depoimentos do ex-secretário-adjunto de Obras Públicas, Jean Nunes, e do ex-secretário municipal de Esportes e ex-secretário Extraordinário para Assuntos da Copa do município de Cuiabá, Pedro Sinohara. 

 

Os membros da CPI aprovaram a convocação de engenheiros, arquitetos, diretor e analista, que participaram da elaboração do projeto básico de arquitetura do Estádio José Fragelli, antigo Verdão, apresentado à FIFA como o estádio que sediaria os jogos. E o ex-superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Ivo Carlos Zecchini, responsável por firmar contrato de financiamento e repasse para custeio das obras do modal de transporte.

 

Segundo o presidente da CPI, Oscar Bezerra, a fase de depoimentos deverá ser finalizada até o próximo mês e a entrega do relatório de conclusão está prevista para o dia 20 de dezembro.