ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Eleição para conselheiros tutelares acontece neste domingo em Aripuanã

Data: Terça-feira, 29/09/2015 00:00
Fonte: TOP NEWS com Edson Prates/Assessoria de Comunicação

 

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Aripuanã informa os locais para votação da eleição para função de conselheiro tutelar que ocorrerá neste domingo, dia 4 de outubro de 2015.

 

Para evitar transtorno durante a eleição, os eleitores que votam nas escolas municipais Maria Luiza e Wilma Batistti, e Escola Estadual Professor Elídio deverão se dirigir para Escola Elídio Murcelli Filho, os eleitores que votam na Comunidade Milagrosa, Comunidade Morena, AR 02, Colégio São Francisco deverão se dirigir para votar na Escola Estadual São Francisco de Assis.

 

Os eleitores da Comunidade Conselvan votam na Escola Estadual Dom Franco Dalla Valle. Lembrando que cada eleitor terá o direito de votar em até cinco candidatos, não podendo exceder.

 

Para votar é necessário levar consigo documento de identidade com foto e o título de eleitor. A votação terá início às 8 horas da manhã e término às 17 horas de domingo (4).

 

Escolha Unificada

Os Conselhos Tutelares passarão por grandes mudanças em seu cotidiano no ano de 2015, em virtude da Lei 12.696/2012 e das alterações que ela promoveu no Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Em outubro haverá o primeiro processo de escolha unificada dos membros do Conselho Tutelar, o que exigirá grande participação dos governos municipais para a viabilização da iniciativa e também proporcionará maior transparência e participação da sociedade no processo de escolha dos conselheiros tutelares.

 

De acordo com a nova legislação, a eleições devem ocorrer em todas as cidades no primeiro domingo de outubro, seguindo as novas diretrizes, que preveem: ampliação do mandato de 3 (três) anos para 4 (quatro) anos a partir do primeiro processo unificado; posse dos novos membros em 10 de janeiro de 2016; remuneração dos conselheiros e orçamento específico para atender as demandas do órgão e formação continuada.

 

Assim como nos demais municípios, em Aripuanã, as eleições acontecerão no próximo dia 04 de Outubro (domingo), sob a coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.