ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Governo inclui mais uma usina no Nortão no Plano Plurianual

Data: Segunda-feira, 28/09/2015 00:00
Fonte: Só Notícias/Weverton Correa (foto:assessoria/arquivo)




O governo federal incluiu nas metas do Plano Plurianual 2016-2019 a construção de mais uma usina hidrelétrica Nortão, a UHE Castanheira, no rio Arinos (bacia hidrográfica do rio Juruena), em Juara, com potência instalada de 140 MW. Só Notícias apurou que ela está entre as intenções visando medidas para “expandir a capacidade de geração do sistema elétrico brasileiro, pela implantação de novos empreendimentos e ampliação e ou repotenciação de usinas existentes”.


Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a hidrelétrica já integra o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e está na fase de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, que é um estudo de engenharia mais detalhado que o de Inventário Hidrelétrico. “Os serviços do consórcio Habtec Mott MacDonald - Novaterra que possui equipe técnica multidisciplinar e especializada na realização deste tipo de estudo. Esta fará os levantamentos de dados e identificará e analisará as modificações ambientais e sociais que podem acontecer se a implantação da usina ocorrer”, informou.


Com a capacidade prevista, a usina seria capaz de abastecer cerca de 1/3 da cidade de Cuiabá, incluindo indústrias, comércios e residências. Também seria suficiente para abastecer cerca de 12 vezes o consumo dos municípios de Juara e Novo Horizonte do Norte por exemplo.


Conforme a empresa, a usina não alagará terras indígenas e unidades de conservação e, sendo apontado que serão criados projetos e programas ambientais que buscam a preservação e a redução de impactos sobre a fauna, a flora, os peixes, a qualidade da água e, principalmente, programas sociais que irão mitigar os efeitos causados sobre a população localizada nos municípios que terão terras alagadas e/ou atividades econômicas atingidas: Juara, Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos.


No Nortão, já há usinas em andamento mediano ou em fase de finalização, com as de Sinop, Colíder, Teles Pires e São Manoel. Segundo o governo, o PPA é um instrumento destinado a organizar e viabilizar a ação pública, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do para um período de quatro anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas.