ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Consema aprova parecer técnico para a implantação de usina termoelétrica em Aripuanã

Data: Segunda-feira, 04/04/2011 00:00
Fonte:

Fonte: Odocumento

Durante reunião ordinária realizada na útlima quinta-feira (31.03), na sala de reuniões da OAB-MT, em Cuiabá, integrantes do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) referendaram Parecer Técnico da Sema que recomendava a dispensa do Estudo de Impacto Ambiental-Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) para a implantação da Unidade Térmica, no município de Aripuanã (1.002 Km a Noroeste de Cuiabá). A usina termoelétrica, denominada Guaçu Geração de Energia, funcionará a partir da queima de biomassa, no caso resíduos oriundos das indústrias madeireiras da região. Com potência de 30 MW, o empreendimento será instalado numa área de 14.174 hectares e a energia elétrica gerada na UT será conectada ao Sistema Interligado Nacional.

A Licença Prévia foi requerida em fevereiro deste ano por meio de protocolo na Sema de todos os documentos e informações necessárias para que os técnicos pudessem analisar o empreendimento. Logo depois, em março, foi realizada reunião pública na cidade de Aripuanã, com o objetivo de informar a sociedade local sobre o empreendimento, os impactos ambientais e as medidas mitigadores previstas no relatório elaborado por uma equipe técnica constituída pelo empreendedor.

Em Aripuanã existem hoje 68 indústrias madeireiras ativas que processam em média 880 m3 de madeira por mês, gerando nesse mesmo período (mês) 32.912 toneladas de resíduos, suficientes para operar a UT que pode utilizar outros materiais para gerar energia como resíduos de cana, arroz, etc, além de lenha oriunda de projetos de manejo florestal sustentável, que são explorados no entorno do município como na Gleba Conselvan, Serra Morena, Filadelfia, Guariba e Colniza.

No Relatório Ambiental Simplificado (RAS) analisado pelos técnicos da Sema estão propostos um conjunto de medidas mitigadoras que serão adotadas em todas as demais fases do projeto (Instalação e Operação) com vistas a reduzir os impactos ambientais negativos, entre elas a adoção de programas de monitoramento de emissões atmosféricas e de gerenciamento de resíduos sólidos e da construção civil.