ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Já olhou para o céu para ver a superlua e o eclipse?

Data: Segunda-feira, 28/09/2015 00:00
Fonte: Em.com.br

Foto: Cleverson Veronese/ TOP NEWS

 

A superlua está brilhando e já pode ser vista nesta noite. O outro espetáculo, o eclipse total, começou a partir das 22h. Embora os dois casos sejam relativamente comuns, a combinação dos dois ocorreu pela última vez em 1982 e só se repetirá novamente em 2033. O efeito promete ser impressionante. Você pode acompanhar o fenômeno ao vivo no site da Nasa.



Uma hora depois do eclipse, a superlua ficará inteiramente encoberta pela sombra da Terra, ganhando uma cor avermelhada, durante uma hora e 12 minutos. O fenômeno será visível nas Américas, na Europa, na África, no leste do Oceano Pacífico e no Oeste da Ásia.



A superlua acontece quando o astro se encontra em sua máxima proximidade com a Terra, posição que faz com que a Lua esteja ainda maior (em 14%). Essa situação se deve ao fato de a órbita da Lua, que dura 27,32 dias, não ser circular. “Isso faz com que, em algum momento, ela esteja mais próxima da Terra, o que é chamado de perigeu”, explica o doutor em astrofísica e curador de astronomia do Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), professor Peter Leroy.



Entre 2000 e 2029, esse é um dos 20 maiores perigeus, de acordo com o Observatório Nacional, instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 14 de novembro do ano que vem haverá o maior perigeu do período, com distância de 356.509 quilômetros da Terra.

 

 

Foto: Cleverson Veronese/ TOP NEWS

 



Para entender

Superlua – A trajetória da Lua em torno da Terra – que é elíptica e não circular – faz com que em alguns momentos o satélite esteja mais próximo do planeta, em cada ciclo de aproximadamente 28 dias. A superlua ocorre no momento em que a Lua está cheia e na máxima proximidade com a Terra, posição caracterizada como perigeu.



Eclipse da Lua – Ocorre quando Sol, Terra e Lua estão alinhados, nessa ordem, e com isso o planeta bloqueia a incidência da luz do Sol sobre o satélite, fazendo sombra. Nesse fenômeno, dois cones de sombra são definidos: umbra e penumbra. O eclipse total da Lua ocorre quando a Lua penetra completamente na umbra.



Horários – O eclipse ocorre das 23h11 deste domingo até 0h24 de segunda, horário de Brasília. Porém, já a partir das 22h07 a Lua estará mergulhada na penumbra. Durante a fase total a Lua vai apresentar uma cor avermelhada.



Onde será visível – A América Latina inteira verá o fenômeno, além da parte oeste da África e da Europa e da parte leste da América do Norte.



Observação – Diferente do eclipse total do Sol, o eclipse total da Lua tem uma grande faixa de visibilidade e não exige cuidados especiais para ser observado.