ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Dilma volta a defender mudanças no Conselho de Segurança da ONU

Presidente está em Nova York para a Assembleia Geral das Nações Unidas. Há anos se discute a reforma do conselho, mas nada foi decidido.

Data: Domingo, 27/09/2015 00:00
Fonte: G1.globo.com/jornal-nacional
 
 
 

A presidente Dilma Rousseff está em Nova York para a Assembleia Geral das Nações Unidas. Neste sábado (26), ela voltou a defender mudanças no Conselho de Segurança da ONU.

 

Quando a ONU foi criada, em 1945, tinha 51 países membros e o órgão que toma as decisões, o Conselho de Segurança, contava com onze.

Hoje, são 193 países nas Nações Unidas, mas o conselho só tem 15. Não é representativo, dizem os críticos.

 

Além disso, só cinco países são integrantes permanentes, com poder de veto. Há anos se discute a reforma do conselho, mas nada foi decidido.

 

Neste sábado, em Nova York, um grupo de quatro países - Brasil, Índia, Alemanha e Japão - renovou a proposta de mudar a composição do Conselho de Segurança para que ele seja mais eficaz.

 

É um projeto que foi lançado pelo chamado G-4, 11 anos atrás. Pela primeira vez, desde então, os chefes de governo dos quatro países se reuniram para tentar levar adiante a reforma.

 

A proposta é que os quatro países, Brasil, Índia, Alemanha e Japão, se tornem membros permanentes do Conselho de Segurança, mas sem direito a veto. E o número de integrantes não permanentes também aumentaria, passando de dez para 16. A ideia será discutida pela Assembleia Geral da ONU ainda este ano.



"Eu acho que essa reunião ela é um símbolo político da importância de reformar o conselho para que ele seja mais eficaz, mais legítimo e sobretudo que a gente tente evitar a guerra, que é, sem sombra de dúvida, o pior dos males", afirmou Dilma.