ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Nova Mutum: indústria contratará mais mil funcionários e fará 300 casas

Data: Segunda-feira, 04/04/2011 00:00
Fonte:
Fonte: Só Notícias/Marcio Uhde, de Nova Mutum

A BRF Brasil Foods, frigorífico que abate 230 mil aves/dia e já emprega cerca de dois mil funcionários, deve abrir mais mil postos de trabalho diretos até janeiro de 2012. A informação foi confirmada, ao Só Notícias, pelo diretor da regional Mato Grosso, Sidney Koerich. As contratações serão necessárias para atender a ampliação do projeto visando atingir a capacidade máxima instalada, que é de abater 280 mil frangos/dia.

De forma indireta, centenas de outras oportunidades serão geradas, já que a ampliação na indústria significa mais investimentos nas granjas de produção, no transporte e nas atividades agregadas. "As obras que vão preparar a fábrica, começam ainda em abril", falou. A cadeia produtiva como um todo vem sendo preparada para o aumento no mix. Ele é tão certo que a produção já está inclusive comercializada.

Outra informação, confirmada por Sidney, diz respeito à construção 300 unidades habitacionais para abrigar os novos funcionários. Trata-se de um novo Proab, a exemplo do que já existe no extremo sul cidade. "Os últimos detalhes estão sendo definidos, para que as obras iniciem. O investimento é para fixar nossos trabalhadores", disse. Como precisa traz mão de obra de outras regiões para atender a demanda e o custo de vida em Nova Mutum é muito alto, o Proab tem papel importante.

De acordo com o diretor, as novas unidades habitacionais serão construídas nas imediações do atual. No local está prevista também a construção de um Posto de Saúde da Família - PSF, que será administrado pelo município. Conversas nesse sentido já foram estabelecidas como prefeito Lírio Lautenshclager. No conjunto habitacional que já existente, a indústria construiu uma escola de educação infantil, que atende hoje tanto filhos de seus trabalhadores, como dos moradores dos bairros próximos.