ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Cachoeiras estarão fechadas a partir de terça

Data: Terça-feira, 22/09/2015 00:00
Fonte: Jéssica Moreira, especial para o GD

 

A partir desta terça-feira (22) o Circuito de Cachoeiras do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá) estará fechado. O motivo é um incêndio que começou na última sexta-feira (18) e até o momento não foi controlado na região.

 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa também que permanecem fechados à visitação o Morro São Jerônimo e a Trilha da Casa do Morro/Carretão.

 

Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local tentando conter as chamas. A baixa umidade relativa do ar, altas temperaturas e ventos fortes em diversas direções são fatores que contribuem para que o foco se alastre e fique mais difícil o trabalho de contenção.

 

No último domingo (20) as chamas tomaram conta das duas margens da MT 351 (estrada que dá acesso ao Manso). Durante duas semanas equipes trabalhavam tentando conter o fogo apenas do lado direito da pista.

 

No dia 7 de setembro, após seis dias de chamas, o incêndio foi controlado no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. O ICMBio já tinha pedido o fechamento do Parque no dia 4 devido ao fogo. As visitas foram retomadas no último dia 12 de setembro.

 

O período proibitivo de queimadas em Mato Grosso foi prorrogado até o dia 30 pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) devido ao clima seco e ausência de chuvas.