ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

4º Encontro de Saberes e Sabores de Cotriguaçu, MT, já tem data definida: 4 de outubro

Data: Terça-feira, 22/09/2015 00:00
Fonte: Juína News com Assessoria

A mobilização está intensa, neste mês, no Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu, em Cotriguaçu, no noroeste mato-grossense. O motivo é a preparação do Encontro de Saberes e Sabores, que integra o calendário local, e chega à sua quarta edição no próximo dia 04 de outubro. O evento será realizado das 8h às 17h, na Comunidade Novo Horizonte, a cerca de 70 quilômetros do centro do município, e terá como atração feira de produtos agrícolas e de sementes, exposição de artesanatos, apresentações culturais e gastronomia local, além de apresentações das organizações da região como associações comunitárias, grupos de mulheres e jovens, e palestras voltadas às áreas agroecologia e meio ambiente.

 

A iniciativa é organizada por agricultores familiares das associações de Novo Horizonte e das comunidades de Nova Esperança, Ouro Verde e Santa Clara. Também contará com a participação de representantes do povo Rikbaktsa, do Terra Indígena (TI) Escondido, pelo terceiro ano consecutivo.

 

A proposta é valorizar e dar visibilidade ao trabalho mantido por estas famílias rurais, como aos produtos oriundos da terra e do extrativismo comunitário. Durante a programação, também haverá um espaço destinado para a apresentação de ações desenvolvidas pelos conselhos municipais nas áreas de meio ambiente e segurança alimentar, e para os jovens rurais. O espaço se consolida ainda como uma oportunidade para o exercício de cidadania, em que os participantes se manifestam pela melhoria da região.

 

“Estamos nos esforçando para fazer uma festa bonita. O nosso objetivo é valorizar nossa região, que tem terras boas, águas e nascentes e divulgar nosso trabalho com a terra”, adianta Moisés Ferreira de Jesus, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais Juntos Chegaremos Lá, de Novo Horizonte. A edição anterior aconteceu na comunidade Ouro Verde, em 18 de outubro do ano passado, e teve a participação de mais de 500 pessoas.

 

Serviços:

4º Encontro de Saberes e Sabores de Cotriguaçu

Data e horário: 04 de outubro de 2015, das 8h às 17h.

Local: Galpão da Associação Novo Horizonte, no Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu,

Cotriguaçu – Mato Grosso