ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Papa Francisco pede aos cubanos que sirvam às pessoas e não às ideias

Pontífice celebra missa para milhares na Praça da Revolução, em Havana. Povo de Cuba tem 'vocação de grandeza' e mantém 'braços abertos', disse.

Data: Domingo, 20/09/2015 00:00
Fonte: EFE - Agencia EFE
 
 
Papa Francisco reza a primeira missa de sua visita a Cuba, na Paça da Revolução de Havana (Foto: Claudia Daut/Reuters)
Papa Francisco reza a primeira missa de sua visita a Cuba, na Paça da Revolução de Havana (Foto: Claudia Daut/Reuters)
 

O papa Francisco pediu neste domingo em sua homilia durante a missa na Praça da Revolução de Havana que os cubanos sirvam às pessoas, e não às ideias, e insistiu que a importância das nações se mede em como atendem as necessidades dos mais desfavorecidos.

 

O pontífice disse que o povo cubano tem "vocação de grandeza" e afirmou que deve cuidar especialmente dos mais frágeis.

 

"A importância de um povo, de uma nação, a importância de uma pessoa sempre se baseia em como serve à fragilidade de seus irmãos", continuou o papa, que dedicou sua homilia aos cristãos.

 

"Todos estamos convidados a cuidar uns dos outros por amor".

 

Os presidentes de Cuba, Raúl Castro, e da Argentina, Cristina Kirchner, chegam à Praça da Revolução de Havana para assistir a missa do Papa Francisco (Foto: Ismael Francisco/Cubadebate Via AP)
Os presidentes de Cuba, Raúl Castro, e da
Argentina, Cristina Kirchner, durante a missa em
Havana (Foto: Ismael Francisco/Cubadebate/AP)
 

O papa alertou para a tentação de "querer beneficiar os 'meus' em nome do 'nosso' porque isso pode gerar uma dinâmica de exclusão".

 

"O serviço nunca é ideológico, já que não se serve às ideias, mas às pessoas", continuou na missa, celebrada no mesmo local em que os papas João Paulo II, em 1998, e Bento XVI, em 2012, realizaram cerimônias.

 

Francisco lembrou que "o santo povo fiel a Deus que caminha em Cuba é um povo que tem gosto pela festa, pela amizade, pelas coisas belas, e também tem feridas, mas sabe estar de braços abertos".

 

"Hoje os convido a cuidarem dessa vocação, a cuidarem destes dons que Deus os presenteou, mas especialmente quero convidá-los a cuidarem e servirem, de modo especial, à fragilidade de seus irmãos".

 

"Não descuidem deles por projetos que podem parecer sedutores, mas que os afastam do rosto de quem está ao seu lado", advertiu o papa na cerimônia, que foi assistida pelo presidente cubano, Raúl Castro, e pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

 

"Servir significa, em grande parte, cuidar da fragilidade. Cuidar dos frágeis de nossas famílias, de nossa sociedade, de nosso povo", disse o papa.

 

O pontífice celebrou a eucaristia diante de milhares de cubanos que o esperavam desde o começo da manhã. Ele circulou para cumprimentá-los mais de perto a bordo de um papamóvel conversível de fabricação cubana.