ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Periquitão-maracanã se enrosca em cerca elétrica de casa em MT

Ave ficou pendurada pelos fios da cerca elétrica e foi resgatada em Sinop. Cerca elétrica não estava ligada e a ave foi solta sem ferimentos graves.

Data: Quarta-feira, 16/09/2015 00:00
Fonte: G1 MT

Periquitão-maracanã se enroscou em cerca elétrica e foi resgatado (Foto: Divulgação/Bombeiros Sinop (MT))Periquitão-maracanã se enroscou em cerca elétrica e foi resgatado (Foto: Divulgação/Bombeiros Sinop (MT)

 

Um periquitão-maracanã foi resgatado na manhã desta quarta-feira (16) depois de se enroscar em uma cerca elétrica na cidade de Sinop, a 503 km de Cuiabá. Moradores chamaram os bombeiros depois que viram a ave presa pelos fios. Segundo os bombeiros, a cerca elétrica não estava ligada e a ave foi solta sem ferimentos graves.

 

O periquitão foi encontrado pendurado do lado de fora de uma casa, perto de um muro no Bairro Imperial.

 

“Ele estava enroscado no fio de energia, por sorte a cerca estava desenergizada. Dependendo de como ele estava voando deve ter batido e acabou enroscado. Estava todo enrolado, levamos para o quartel e tiramos os fios”, relatou o sargento dos bombeiros, Pedro Ribas.

 

 

Ave foi levada para quartel e teve os fios retirados (Foto: Divulgação/Bombeiros Sinop (MT))

Ave foi levada para quartel e teve os fios retirados (Foto: Divulgação/Bombeiros Sinop (MT)

 

De acordo com a zootecnista Paula Moreira, a ave é um maracanã (Psitacídeo) e é conhecida por diversos nomes, dependendo de cada região, podendo ser chamado de maracanã ou periquitão.

 

Segundo os bombeiros, ave foi solta sem ferimentos graves (Foto: Divulgação/Bombeiros Sinop (MT))Segundo os bombeiros, ave foi solta sem ferimentos graves (Foto: Divulgação/Bombeiros Sinop (MT)
 
 

“As pessoas têm o costume de cria-los em casa como se fosse papagaio”, comentou. Na avaliação da profissional, a ave encontrada ainda é jovem, mas não chega a ser um filhote.