ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Diaz é suspenso por cinco anos após uso de maconha em luta com Spider

Data: Terça-feira, 15/09/2015 00:00
Fonte: Lance!

Depois de ver Anderson Silva pegar um ano de suspensão pelos casos de doping antes e depois do UFC 183, em janeiro deste ano, o mundo das lutas se surpreendeu com o resultado do caso de Nick Diaz, flagrado sob o uso de maconha em testes realizados após a derrota por decisão unânime contra Spider. Após longa audiência realizada nesta segunda-feira, o americano foi punido pela Comissão Atlética do Estado de Nevada com cinco anos de suspensão e ainda foi multado em US$ 150 mil (cerca de R$ 600 mil) - o que representa 33% da bolsa recebida após a luta contra o brasileiro.

 

Nick Diaz
 
Nick Diaz
Foto: UFC
 
 

Nick Diaz é reincidente no caso. Ele já havia sido flagrado pelo mesmo uso de maconha em 2007 e 2012. A comissão julgou que após o uso de substâncias ilegais e recreativas por duas vezes o lutador não entendeu as oportunidades oferecidas para que ele voltasse a lutar e não fizesse mais o uso do cannabis. Diaz tem licença para usar a droga medicinal, mas apenas no estado da Califórnia. A luta contra Spider aconteceu em las vegas, no estado de Nevada.

 

- Tivemos um atleta que veio antes de nós em 2007 e ele prometeu: "Não farei isso de novo". Depois o vimos de novo em 2012, e sabemos que ele falhou por não aparecer em um teste em 2009. Agora estamos em 2015, e não parece que nenhum destes procedimentos tiveram um impacto no atleta, e não parece que o atleta merece o respeito que recebeu desta comissão ao permitir que ele lutasse no estado - declarou a comissária Pat Lundvall, em texto reproduzido pelo sita MMA Fighting.

 

Aos 31 anos, Nick Diaz sempre foi conhecido por ser um lutador polêmico e se envolver em confusões, como brigas generalizadas nos bastidores de evento e também pela apologia e uso de maconha. O americano fez apenas três lutas nos últimos três anos. Ele perdeu em todas. Foi superado por Carlos Condit, Georges Saint Pierre e Anderson Silva. A defesa do lutador declarou que vai recorrer da decisão.