ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Após Levy e Barbosa, Dilma se reúne com mais ministros no Alvorada

Segundo Edinho Silva, encontro é para tratar de corte de gastos no governo. Mais cedo, presidente discutiu pacote de ajuste com a equipe econômica.

Data: Sábado, 12/09/2015 00:00
Fonte: Fernanda Calgaro Do G1, em Brasília
 
 
 

Após passar o dia reunida com os ministros da equipe econômica, a presidente Dilma Rousseff convocou nove ministros para uma reunião na tarde deste sábado (12) no Palácio da Alvorada para tratar de cortes de gastos na máquina pública federal.

 

Participam do encontro os ministros Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), Antônio Carlos Rodrigues (Transportes), Carlos Gabas (Previdência), Gilberto Kassab (Cidades), Ricardo Berzoini (Comunicações), José Eduardo Cardozo (Justiça), George Hilton (Esporte), Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Kátia Abreu (Agricultura), além do chefe de gabinete da petista, Giles Azevedo.



Mercadante já havia acompanhado a reunião mais cedo com os ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento).



Nenhum dos encontros estava na agenda oficial da presidente. Segundo o ministro Edinho Silva (Comunicação Social), que não está na reunião, a pauta de discussões são os cortes de gastos que cada ministério terá de fazer no esforço para tentar equilibrar as contas públicas.

 

 

O objetivo é reverter o déficit de R$ 30,5 bilhões previsto no Orçamento do ano que vem. As medidas deverão ser anunciadas na semana que vem.

 

De acordo com o Blog da Cristiana Lôbo, o governo deverá promover cortes nas empresas e cargos, além de renegociação de contratos com prestadores de serviços. Só depois de concluída essa etapa de cortes é que o governo vai apresentar propostas para aumento de receita.

 

As conversas se intensificaram depois que a agência Standard and Poor's rebaixou a nota de crédito do Brasil e de dezenas de empresas e bancos brasileiros.

 

Pressionado, o governo também planeja reduzir o número de ministérios. Segundo o Blog do Camarotti, apesar da determinação de cortar dez pastas, o governo tem encontrado dificuldade para atingir esse número. O Palácio do Planalto quer fazer esse anúncio até o final da próxima semana.