ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Por superlotação, juiz manda interditar cinco presídios da Grande Cuiabá

Decisão é do juiz Geraldo Fidélis, da 2ª Vara de Execuções Penais. Caso mais grave é o Penitenciária Central do Estado, na capital.

Data: Quinta-feira, 10/09/2015 00:00
Fonte: G1 MT

Grupo pretendia explodir muro da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá. (Foto: Cristina Mayumi/TVCA)Superlotada, Penitenciária Central do Estado (PCE) deverá ser interditada após ordem judicial.
(Foto: Cristina Mayumi/TVCA)

 

Por causa da superlotação, o juiz da 2ª Vara de Execuções Penais, Geraldo Fidélis, mandou interditar parcialmente as unidades prisionais de Cuiabá e Várzea Grande, na região metropolitana. A determinação vale para a Penitenciária Central do Estado (PCE), Centro de Ressociação de Cuiabá (CRC), Penitenciára Feminina Ana Maria do Couto, Centro de Custódia de Cuiabá (CCC) e Centro de Ressocialização de Várzea Grande, que não poderão receber mais nenhum preso de fora.

 

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) disse ao G1 que ainda não foi notificada da decisão e que vai se pronunciar somente depois que isso ocorrer.

 

A decisão é desta quarta-feira (9). Somadas, as unidades da Grande Cuiabá têm capacidade para receber 1,7 mil detentos, mas atualmente têm 3,3 mil. O caso mais grave é o da PCE, que deveria ter 891 presos, mas atualmente possui 1.978.

 

Nas duas cidades, o único local que não está funcionando acima da própria capacidade é o CCC - entretanto, a unidade econtra-se no limite: as 23 vagas disponíveis estão preenchidas.