ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Estado continua no atendimento as familias de Colniza

Data: Sexta-feira, 01/04/2011 00:00
Fonte:

Da Asseessoria

O Governo do Estado de Mato Grosso não deixou de atender a população do município de Colniza (1.065 km a Noroeste de Cuiabá). Desde a decretação do estado de emergência, a Defesa Civil de Mato Grosso está mobilizada. A presença do Estado se deu com deslocamento de pessoal, equipamentos, entre os quais quatro aeronaves – trabalhando quase em tempo integral – no socorro aos desabrigados e nos atendimentos médicos nos momentos mais críticos das chuvas em Colniza e região; além de recursos na aquisição direta de alimentos, filtros e combustíveis para operacionalizar todo esse aparato.

“A Defesa Civil esteve e está trabalhando nas regiões afetadas”, garante o superintende do órgão, tenente-coronel Agnaldo Pereira de Souza. O trabalho agora é o de levantar as prioridades e quantificar os custos e iniciar os trabalhos de reconstrução daquilo que deverá ser reconstruído.

O coordenador de Resposta a Desastres da Defesa Civil, major Elton Guilherme Crisóstomo, diz que "a decretação de situação de emergência pela Prefeitura Municipal de Colniza se deu em área estadual e o Estado se mobilizou e está mobilizado desenvolvendo todas as ações que lhe são pertinentes”.

Major Crisóstomo lembra que, imediatamente, assim que as informações chegaram ao órgão, foram deslocados para Colniza e Juína 25 servidores de diversas secretarias para auxiliar nas ações de socorro, assistência, promoção social e recuperação da saúde. O atendimento focou nas comunidades dos distritos de Guariba e Três Fronteiras que estavam isoladas, por conta de queda de pontes. A sede do município em nenhum momento ficou isolada já que a tráfego na MT-418 em nenhum momento foi interrompido.

Até agora já foram distribuídas duas mil cestas básicas, 700 cobertores, 600 filtros de água e 3.800 litros de água potável (antes da chegada dos filtros), quatro mil quilos de vestuário; e o abastecimento de combustível para que a população não ficasse sem energia totalmente. O fornecimento de combustível já é feito por barcos – mas continua o racionamento – que deverá terminar quando a balsa que é construída pela iniciativa privada entrar em operação.

“A preocupação inicial era essa: fazer a suplementação de remédios e atender as necessidades básicas e isso aconteceu. O Estado não poupou esforços para evitar o desabastecimento”, ressalta o major ao contar que os voos aconteceram com as aeronaves aterrissando nessas localidades em campos de pouso não homologados. “Foram momentos de tensão”, revela.

Quanto às obras de recuperação das estradas e pontes, o superintendente da Defesa Civil afirma que os trabalhos vão começar assim que as chuvas deram uma trégua. O governo já repassou 30 mil litros de óleo diesel para a Prefeitura de Colniza abastecer os maquinários e poder trabalhar na recuperação das estradas vicinais. Enquanto isso, máquinas do Departamente Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) – em parceria com o Governo do Estado – atuam de forma intensiva nas estradas estaduais, mas os trabalhos de recuperação dos cenários – reconstrução de pontes, etc. – "terão de esperar as águas cederem". Pereira destaca que engenheiros da Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Septu) já estiveram nos locais fazendo levantamento e avaliando os danos, embora alguns locais as pontes estejam cobertas pelas águas.