ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Anvisa suspende antibiótico com manchas

Metronidazol, fabricado pelo laboratório Prati Donaduzzi, não passou pela avaliação da agência reguladora

Data: Segunda-feira, 07/09/2015 00:00
Fonte: DO IG SAÚDE

DIVULGAÇÃO

 

 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (4) a suspensão da venda do lote 13L95F do comprimido genérico Metronidazol 250 mg, com validade até dezembro de 2015.


O medicamento é fabricado pelo laboratório Prati Donaduzzi & Cia Ltda. Segundo a Anvisa, os ensaios feitos pelo Instituto Adolfo Lutz mostraram um resultado insatisfatório tanto no aspecto quanto na descrição da amostra.
 

A Anvisa suspendeu a comercialização do antibiótico genérico Metronidazol 250 mg

 
Segundo o laudo do Adolfo Lutz, o lote avaliado contém comprimidos com manchas irregulares e com pontos de cor preta. A empresa terá de recolher todo o estoque disponível no mercado.


O metronidazol é um antibiótico muito usado para tratar de infecções provocadas por bactérias –por exemplo, gastrointestinais e vaginais.


A empresa

Segundo o laboratório, já foram recolhidos em 2014 os lotes 13L95F do medicamento Metronidazol, e 13L829 de Cloridrato de Metformina, 850 miligramas. O recolhimento foi feito em atendimento a um comunicado emitido pela COVISA-SP (Coordenação de Vigilância em Saúde) em 2014 e oficializado agora por publicação no Diário Oficial de sexta-feira (4).


"A indústria ressalta que todos os testes de qualidade atenderam integralmente as especificações de qualidade atribuídas ao produto. A ação preventiva foi motivada pela ocorrência de desvio de aspecto nos produtos nos lotes que foram comercializados. Informa ainda que em nenhum momento a saúde dos consumidores ficou em risco e que a maior preocupação é a excelência dos produtos e a satisfação dos consumidores", informou a empresa. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 709 9333 (de segunda-feira a sexta-feira), das 07h10 às 18h10, ou pelo [email protected].