ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Tocha Olímpica ficará dois dias em Mato Grosso em junho de 2016

Data: Domingo, 06/09/2015 00:00
Fonte: OLHAR DIRETO/ Viviane Petroli

 

Foto: Reprodução / Ilustração

Tocha Olímpica ficará dois dias em Mato Grosso em junho de 2016
A Tocha Olímpica passará dois dias em Mato Grosso. A definição ocorreu nesta sexta-feira, 04 de setembro, após encontro entre representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Cuiabá, Governo Federal e organizadores das Olimpíadas 2016. As datas ainda não foram divulgadas, contudo será em junho do próximo ano.

 
O estado será o único a receber o símbolo dos jogos da amizade por dois dias. Segundo o Comitê Olímpico, aproximadamente 300 municípios brasileiros receberão a Tocha por até quatro dias. Em 82 cidades o símbolo deverá pernoitar. A jornada da Tocha iniciará em maio de 2016 em Atenas, na Grécia, onde será acesa e seguirá para Brasília (DF) de avião. O revezamento começará na capital federal e terá 90 dias.

 
Em Mato Grosso, no primeiro dia a Tocha Olímpica ira percorrer 23 quilômetros entre Cuiabá e Várzea Grande. O ponto de partida será o Aeroporto Internacional Marechal Rondon e encerrará na Arena Pantanal, onde, de acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), está programado um show de encerramento.

 
No segundo dia o símbolo dos jogos da amizade seguirá para municípios turísticos do estado, que serão definidos pela organização do evento.

 
A passagem da Tocha Olímpica por Mato Grosso, em especial pelos municípios turísticos do estado, é considerada uma oportunidade para mostrar as belezas e potenciais turísticos de Mato Grosso ao Mundo mais uma vez, assim como foi a Copa do Mundo de 2014.

 
“A vinda da Tocha será muito importante para divulgação do potencial turístico de Mato Grosso. Agora vamos sentar com o município e definir as ações e atribuições entre a prefeitura e o governo”, declara o secretário-adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro.

 
O revezamento da Tocha é feito a cada 200 metros, o que permite um maior número de pessoas participando. “A intenção é fazer com que todos se sintam parte das olimpíadas. Esperamos que todos só pensem nisso. Queremos que os mato-grossenses contem os dias para a celebração do revezamento, porque teremos várias atrações, além de ser um momento muito especial”, frisa a gerente regional de revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, Antônia Moro.