ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Oficina para Elaboração de Projetos é oferecida em Paranaíta

Data: Quinta-feira, 31/03/2011 00:00
Fonte:

Fonte: Noticiasextra

A Prefeitura de Paranaíta através da Secretaria de Meio ambiente e Turismo em parceria com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Centro Nacional de Arqueologia (CNA) e UNESCO, realizaram na semana que passou a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais.

A realização dessa oficina faz parte de um conjunto de ações em desenvolvimento para implementação do Plano de Gestão e Estratégia de Uso Público do Sítio Arqueológico Pedra Preta de Paranaíta e tem como objetivos promover a troca de experiências e a capacitação de lideranças, acadêmicos, representantes de instituições e indivíduos interessados na elaboração de projetos culturais que venham contribuir com a proposta de preservação, valorização e uso público do sítio arqueológico.

A facilitadora da oficina foi a Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional, Mestre em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade e Consultora CNA/UNESCO, Fernanda Ferreira, a realização se deu nos dias 16 e 17 de março de 2011, na Escola Municipal Juscelino Kubitschek, com número de vagas limitado e carga horária de 20 horas.

“A realização desta Oficina de Elaboração de Projetos acreditamos ser um dos primeiros passos no caminho de implementação do Projeto e a dinâmica foi do aprender fazendo, foi explicado as formas de financiamento de Projetos Culturais onde os participantes fizeram um exercício de elaboração de Projetos, ao final da Oficina o resultado foi quatro pré-propostas, esperamos que elas possam daqui em diante ser desenvolvidas e apresentadas aos Fundos de Financiamento, Públicos, Privados e Mistos. Nós entregamos para eles um documento que contem informações sistematizadas sobre os diferentes Fundos de Financiamento, Cultural, Ambiental e Educacional”. Salientou Fernanda Ferreira.

O Secretário de Meio Ambiente e Turismo Douglas Pasuch salientou que a oficina alcançou seu objetivo e atendeu as expectativas. “Esperamos dar continuidade e levar à frente os Projetos que foram desenvolvidos para buscar recursos, traremos em outras oportunidades outros cursos, já que é um objetivo da Prefeitura desenvolver parcerias com SENAI, SENAR e outros órgãos e assim buscar a valorização do povo Paranaitense, trazendo melhorias na qualidade de vida e maiores Recursos para o Município”, disse.