ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Obama garante apoio para aprovar acordo nuclear com Irã

Data: Quarta-feira, 02/09/2015 00:00
Fonte: ESTADÂO CONTEÙDO

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, garantiu os votos necessários no Senado para aprovar no Congresso o acordo nuclear fechado entre as potências e o Irã. A senadora democrata Barbara Mikulski assegurou que dará o 34º voto necessário para passar o documento no Legislativo. Os 34 votos eram o mínimo necessário para ele avançar, apesar de algumas reservas entre os congressistas, especialmente os da oposição republicana.

 

Mesmo que o Congresso passe uma resolução rejeitando a medida, quando votá-la neste mês, Obama pode vetar a resolução. O apoio da senadora, que está se aposentando neste ano, significa que o Senado não terá votos suficientes para derrubar o veto de Obama. O presidente deve conseguir os votos necessários para isso também na Câmara dos Representantes, ainda que precise manter o veto em apenas uma das Casas para garantir que o acordo seja aprovado no Legislativo.

 

O pacto entre Teerã, os EUA e outras cinco potências globais prevê um controle maior sobre o programa nuclear iraniano, para garantir que o país não fabrique armas nucleares. Em troca, as sanções contra o Irã serão afrouxadas.

 

Os congressistas norte-americanos voltam a Washington na próxima semana, com o fim de seu recesso anual de verão. O Senado deve começar a debater o acordo com o Irã já na próxima semana.