ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Secretaria de Saúde alerta população aripuanense para cuidados em razão da baixa umidade do ar

Data: Terça-feira, 01/09/2015 00:00
Fonte: TOP NEWS

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde, explica que alergias, doenças respiratórias, asma, rinite e outros distúrbios decorrentes do ressecamento de mucosas, além de sangramento pelo nariz e irritação dos olhos, são alguns problemas que podem surgir num quadro de baixa umidade relativa do ar, como o que está acontecendo em Aripuanã.

 

Observa-se que, quando a umidade relativa do ar atinge entre 20% e 30%, considera-se estado de atenção. Nesta situação deve-se evitar os exercícios físicos ao ar livre entre 11:00 e 15:00 horas e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol e próximo a áreas com vegetação. Outros cuidados como umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, podem ser adotados.

 

Quando a umidade está entre 12% e 20%, considera-se estado de alerta. Além dos cuidados do estado de atenção, a Secretaria orienta que se deve evitar aglomerações em ambientes fechados, não realizar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10:00  e 16:00 horas. O uso de soro fisiológico para as narinas e proteção dos olhos deve ser iniciado.

 

“Cuidados como manter a umidade do ar em ambientes internos, principalmente quartos de crianças, idosos, hospitais, entre outros, devem ser intensificados. Água deve ser consumida à vontade e cuidados especiais devem ser dispensados às crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção”, alerta.

 

Também é recomendado que as pessoas que apresentem os problemas relacionados à baixa umidade relativa do ar procurem atendimento médico antes de realizar qualquer uso de medicações. “Não se deve deixar para procurar atendimento médico somente quando a pessoa estiver muito doente”.