ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Nível dos mares subiu 8 centímetros desde 1992, segundo a Nasa

Data: Quinta-feira, 27/08/2015 00:00
Fonte: EFE

O nivel dos mares subiu em média quase oito centímetros no mundo todo desde 1992 por causa do aquecimento global, informou nesta quarta-feira a Nasa, que alertou que se trata de uma tendência que se manterá nos próximos anos.

 

Um grupo de cientistas da agência espacial americana apresentou nesta quarta-feira os últimos dados recolhidos sobre o aumento no nível dos mares no mundo todo, que se situou em média 7,62 cm acima de 1992, embora a situação varie segundo as diferentes partes do mundo, e em alguns lugares o aumento tenha chegado a superar 22 cm.

 

A Nasa também publicou um vídeo com os dados obtidos por seus satélites no qual se vê claramente com uma gradação de cores qual foi a afetação em cada parte do mundo durante os últimos 23 anos, sendo as áreas mais prejudicadas as costas do Pacífico da Ásia e da Oceania, assim como o Mediterrâneo Oriental e a costa atlântica da América.

 

O principal culpado pelo aumento do nível dos oceanos e dos mares é o aquecimento global, causado em grande medida pela atividade humana e responsável pelo derretimento de geleiras.

 

"É muito provável que a situação piore no futuro", alertou o geofísico da Universidade do Colorado, Steve Nerem, durante a apresentação dos novos dados da Nasa.

 

Os cientistas avisaram que, mesmo se forem tomadas ações para tentar reverter a situação e se conseguir mudar essa tendência, demoraria séculos para alcançar um retorno aos níveis prévios à mudança climática.

 

O aumento do nível do mar põe em risco o futuro de várias cidades e povos litorâneos no mundo todo, e ameaça apagar do mapa várias ilhas, com o que em alguns casos, especialmente no Pacífico, desapareceriam países inteiros.