ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Empreendedorismo é tema de encontro com jovens do projeto Futuros Produtores

Data: Sábado, 22/08/2015 00:00
Fonte: ASCOM FAMATO

 

 

Estudos do setor comercial apontam que o Brasil é um dos países do mundo onde mais se abrem empresas anualmente, entretanto é o país em que mais empresas fecham as portas. Segundo o instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT), Carlos Guerreiro, a falta de embasamento teórico na hora de empreender é o principal motivo dos fechamentos. Essa base que, segundo o instrutor, falta no Brasil é o tema do segundo encontro deste ano da turma dois do projeto Futuros Produtores do Brasil, que acontece hoje (21/08) e amanhã (22/08) em Cuiabá.

 

O instrutor reforça que quanto antes o jovem entender os processos que envolvem a abertura de um empreendimento, maior a chance de o negócio dar certo. “Empreender é sentar e olhar para o futuro. Um empreendimento só vai prosperar se tiver planejamento. O início precisa ser bem feito para que a margem de erro seja reduzida”, explica Guerreiro.

 

O planejamento também é fundamental no processo de sucessão familiar. “Quando o jovem tem a oportunidade de apresentar um plano de trabalho, em vez de uma ideia, a confiança gerada no pai é muito maior. Facilitando, dessa forma, que o filho mostre ao pai as possibilidades de um empreendimento”, pontua o instrutor. 

 

Além do planejamento, a vivência e o conhecimento do segmento que se escolhe empreender também são muito importantes. “O jovem sai da universidade com uma euforia muito grande, querendo colocar em prática aquilo que aprendeu. Mas conhecer além da teoria faz toda a diferença para o sucesso do empreendimento. É preciso conciliar a bagagem tecnológica com as práticas que já estão sendo utilizadas há anos”, aconselha o pecuarista e empresário Thales Fagundes que também participou do encontro.

 

“Hoje foi possível perceber que pulando uma dessas etapas que foram apresentadas com certeza a chance de erro será muito maior, diz o participante do projeto e estudante de agronomia de Campo Novo do Parecis, João Victor Delazeri.

 

O projeto - Esta é a terceira edição do projeto Futuros Produtores do Brasil que tem o objetivo de despertar a paixão pelo agro nos filhos, netos e sobrinhos de produtores rurais de Mato Grosso e estimular a formação de novos líderes do setor. O projeto é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com o apoio dos Sindicatos Rurais e o patrocínio da Monsanto.

 

Amanhã (22), o mesmo grupo continuará as atividades na sede da Famato com uma capacitação com foco em formação comportamental, com o consultor Álvaro de Carvalho Neto. Para saber mais sobre o projeto acesse:www.facebook.com/futurosprodutoresdobrasil.