ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Hospital francês faz extração e transplante renal pela vagina com robô

Data: Sexta-feira, 21/08/2015 00:00
Fonte: AFP

Cirurgia Robô - Rangueil de Tolouse

 

 

Dois cirurgiões de um hospital francês transplantaram um rim, extraído de uma doadora viva, em uma receptora por via vaginal, "em uma única sequência, exclusivamente mediante robô cirúrgico", segundo fontes do centro médico, que classificou a intervenção como inédita.

 

A extração renal seguida de transplante foi feita em julho por via vaginal, e envolveu duas irmãs, indica um comunicado do hospital Rangueil de Toulouse (sudoeste da França).

 
 

Valérie Perez, de 44 anos, doou um rim a sua irmã Béatrice Perez, de 43, no dia 9 de julho e "as duas irmãs estão hoje em bom estado de saúde", declarou à AFP o cirurgião urologista responsável pelo transplante no hospital, Frederico Sallusto.

 

Ele realizou a operação com o especialista em cirurgia urológica com a ajuda de um robô, o doutor Nicolas Doumerc.

 

A doadora pôde voltar para casa dois dias após a operação, e a receptora quatro dias depois.

 

O hospital lembra que médicos indianos publicaram em março um estudo sobre "oito pacientes que se beneficiaram de uma técnica inovadora de introdução do enxerto por via vaginal, mas mediante colonoscopia tradicional".

 

O hospital de Toulouse também afirma que até agora uma centena de pessoas na Índia e nos Estados Unidos receberam um transplante renal - de doador vivo ou não - mediante um robô cirúrgico.

 

O doutor Sallusto disse à AFP que para o homem a cirurgia ocorre de outra forma, com uma pequena incisão acima do púbis para implantar um rim com um robô.