ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

ONG espalha outdoors pelo País mostrando ofensas racistas contra Maju

Objetivo da ação é mostrar à cidade de onde partiu a ofensa que o racismo ainda está bastante presente na sociedade.

Data: Segunda-feira, 03/08/2015 00:00
Fonte: IG

 

ONG  espalha outdoors pelo País mostrando ofensas racistas contra Maju
Foto: Reprodução web

 

 

Os ataques sofridos no início do mês passado pela jornalista Maria Julia Coutinho, a Maju, provocaram comoção e milhares de mensagens de apoio na internet com a hashtag #SomosTodosMaju. Mas agora o apoio vem de fora da web, na forma de outdoors e busdoors em diversas cidades brasileiras viabilizados pela ONG Criola.

 

Nos espaços publicitários, a organização que briga pela defesa e pelos direitos da mulher negra mostra uma série de comentários postados na página do Jornal Nacional, onde internautas fizeram ofensas gratuitas e gravísssimos contra a jornalista faz a previsão do tempo. Um serviço de geolocalização foi utilizado para mapear e mostrar de onde foram realizadas as infelizes postagens.

 

Outdoor em Feira de Santana (BA) mostra a ofensa gratuita de um dos moradores da cidade

 

 

Fotos e nomes dos agressores foram intencionalmente preservados na campanha da ONG

Fotos e nomes dos agressores foram intencionalmente preservados na campanha da ONG

 

 As cidades Americana (SP) e Feira de Santana (BA) já estão com outdoors devidamente instalados. Em Recife (PE), a campanha está circulando nos espaços publicitários dos ônibus municipais. A próxima cidade a ser abrangida, continuação de um esforço para tornar a campanha nacional, é Guarulhos (SP).

 

Para não gerar uma espécie de "caça aos racistas", a Criola decidiu por preservar identidade e imagens dos agressores virtuais. A intenção da ONG é mostrar que o racismo está muito presente na sociedade – e o quão próximo ele pode estar.