ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Dilma pode reduzir ministérios

Ministério do Planejamento estuda cortes e critérios de mérito para nomear comissionados

Data: Domingo, 02/08/2015 00:00
Fonte: O Tempo
 
DIALOGA BRASIL/DILMA ROUSSEFF
Estratégia. Se houver redução de ministérios, Dilma deve diminuir espaço do PT e ampliar o do PMDB
 

 

A proposta está sendo preparada pelo Ministério do Planejamento, por ordem da presidente. Se houver condições políticas para ser adotada, a medida poderá ser anunciada nos próximos dias. A redução do número de ministérios, porém, colide com interesses dos partidos aliados que, neste momento, estão em disputa por indicação de mais cargos de segundo e terceiro escalões.

 

A tarefa de distribuição dos cargos está com o PMDB, sob o comando do vice-presidente Michel Temer, e com planilhas que estão sendo feitas pelo ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha.

 

Se de um lado colide com as pretensões dos aliados, de outro, vai ao encontro de proposta do próprio PMDB de reduzir para 20 o número de ministérios na administração federal. Projeto nesse sentido foi lançado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e apresentado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em momento de rusgas com o Planalto.

 

Esta proposta de reforma administrativa tem o objetivo de mostrar à sociedade que, neste momento de ajuste fiscal, o governo é capaz de cortar na própria carne, mas, ao mesmo tempo, fazer alguma economia. A redução de gastos não seria significativa, mas teria grande simbologia, entendem auxiliares da presidente.

 

Essa redução de ministérios também foi uma das propostas de Aécio Neves na campanha eleitoral, ideia que, na ocasião, foi rechaçada por Dilma. Pela proposta em estudo pelo governo, alguns ministérios seriam fundidos em um só, como Portos, Aviação Civil e Transportes, assim como era no passado e foi desmembrado no governo Lula para acomodar aliados políticos.

 

Neste momento, Portos, Aviação Civil e Pesca, que podem ser extintos, são comandados pelo PMDB. Por isso, além de uma análise técnica sob o aspecto de melhorar a gestão, a redução do número de ministérios deve ser precedida de ampla negociação política.

 

Outra maneira de reduzir o número de ministros na Esplanada seria a extinção de ministérios que foram criados nos últimos anos – como a secretaria das Mulheres e a da Igualdade Racial. Mas são pastas que dialogam diretamente com a base social do PT, daí a dificuldade política para a extinção delas. Uma ideia em discussão é criar o Ministério das Minorias, reunindo todas numa só pasta.

 

Twitter

Atrasada. Três dias após a reunião com os governadores, Dilma postou no microblog que é “obrigação” dela e dos governantes estaduais “dialogar” para tirar o Brasil da atual crise econômica.

Imagem

Foco. Cresce no PT e no governo a pressão para que a presidente Dilma Rousseff mude de postura e a comunicação de sua gestão. Em busca de carisma e empatia, a nova aposta para tentar “suavizar” a imagem de Dilma é expor sua veia cultural.


Verniz. A ideia é difundir nas redes sociais, em entrevistas e programas de TV o gosto dela por temas como música e literatura.


Diferença. Pessoas próximas da presidente dizem que há um contraste entre sua imagem pública, de mulher dura, com a que revela na intimidade, ao conversar sobre artes.


Tática. O ex-presidente Lula e petistas ligados a ele insistem para que Dilma promova mais o governo.