ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Governo vê possibilidade de Cuiabá ser ‘subsede’ das Olimpíadas de 2016

Data: Quarta-feira, 29/07/2015 00:00
Fonte: Olhar Direto
Governo vê possibilidade de Cuiabá ser ‘subsede’ das Olimpíadas de 2016
 
 
Cuiabá pode se candidatar a ser uma espécie de ‘subsede’ dos Jogos Olímpicos de 2016, que acontecem no Rio de Janeiro (RJ). Segundo o secretário de Cidades, Eduardo Chiletto, as adequações precisam ser feitas nos COTs (Centros Oficiais de Treinamento) e também na Arena Pantanal para que isto seja possível: “Ainda da tempo da gente participar”. No caso da Arena Pantanal, o sonho é quase impossível, já na questão do atletismo, a cidade poderá ter alguma chance.
 
 
“Conseguimos mais recurso com o Ministério dos Esportes (cerca de R$ 5 milhões) para finalizar a pista de atletismo do COT da UFMT que tem padrão internacional. Só tem uma empresa no mundo que faz aquilo. Para o recurso vir, preciso retomar a obra e tivemos o comprometimento do Governo Federal. Poderemos usá-lo para treinamento de atletas em 2016, quando acontecem os Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro”, disse ao Olhar Direto o secretário.

 

Além disto, há também a intenção de levar alguns jogos do futebol feminino para a Arena Pantanal, em Cuiabá: “Os jogos de futebol feminino podem vir para a Arena Pantanal. São vários jogos, não é como a Copa do Mundo e nós podemos ser encaixados em uma sede destas, não estamos totalmente fora. Ainda temos uma luz, mas preciso retomar estas obras o quanto antes”, explica Chiletto.
 

 
Porém, parece ser pouco provável que a Arena Pantanal seja palco de jogos das Olímpiadas de 2016. Isso porque a Fifa (Federação Internacional de Futebol) já definiu os seis estádios que receberão os confrontos. São eles: Arena da Amazônia (Manaus), Arena Corinthians (São Paulo), Mineirão (Belo Horizonte), Mané Garrincha (Brasília), Arena Fonte Nova (Salvador) e Maracanã (Rio de Janeiro). O fato dos ingressos já estarem sendo vendidos, também impede o sonho do secretário.
 
 

Vale lembrar que durante a Copa do Mundo de 2014, a capital mato-grossense recebeu quatro jogos da fase de grupos. O saldo foi muito positivo para Cuiabá, que viu uma invasão de estrangeiros, principalmente chilenos e colombianos, que chegaram para acompanhar suas seleções. Passaram pelo município os jogadores de: Chile, Austrália, Bósnia Herzegovina, Nigéria, Japão, Colômbia, Rússia e Coréia do Sul.