ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Em MT, operação é feita para combater irregularidade em baterias de veículos

Fiscalização será realizada até o dia 31 de julho pelo Ipem-MT. Serão fiscalizados veículos de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop.

Data: Terça-feira, 28/07/2015 00:00
Fonte: G1 MT

Estabelecimentos de Cuiabá, Várzea Grande, região metropolitana, e Sinop, distante 503 km da capital, serão fiscalizados até a próxima sexta-feira (31) pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) durante a operação especial “Carro Andando”.

 

Os técnicos do órgão vão verificar se as baterias chumbo-ácido de carros e motocicletas são vendidas conforme exigências das portarias n° 299/2012 e 239/2012 do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

 

A diretora de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, Marli Nascimento, explica que desde o último ano as baterias não podem ser comercializadas fora das exigências do Inmetro. “A existência do selo presa pela segurança do usuário e no desempenho do produto, garantindo a qualidade”.

 

Além do selo do Inmetro também será verificada a existência das informações como razão social, CNPJ e endereço do fabricante ou importador, país de origem, denominação comercial (marca), data de fabricação e tensão nominal em volts.

 

“Nesta ação também será feita pela primeira vez a fiscalização técnica, que é a realização de ensaios para verificação do peso do produto, que será comparado com as informações presentes no rótulo”, ressalta Marli.