ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Enade: o que você precisa antes, durante e depois da prova

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes busca traçar um panorama nacional da aprendizagem; instituições devem inscrever até 7 de agosto

Data: Segunda-feira, 27/07/2015 00:00
Fonte: TERRA

Lançado neste mês pelo Ministério da Educação (MEC), o Manual do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) traz um cronograma da prova e orienta alunos sobre os procedimentos a serem seguidos. O exame, que será realizado em 22 de novembro, tem como objetivo avaliar o conhecimento dos alunos em relação aos conteúdos previstos para o seu curso de graduação e, assim, traçar um panorama nacional dos resultados da aprendizagem. O documento está disponível no site http://portal.inep.gov.br/enade/manual-do-enade.

 

 

 Foto: Getty Images
 
As inscrições dos alunos habilitados a realizarem o exame devem ser feitas pelas instituições de ensino até 7 de agosto
Foto: Getty Images

 

A cada edição da prova, uma série de cursos é escolhida para avaliação. Neste ano, 26 foram selecionados: administração, administração pública, ciências contábeis, ciências  econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo são os de bacharelado. Já os cursos tecnólogos são comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.

 

Inscrição

 


As inscrições dos alunos habilitados a realizarem o exame devem ser feitas pelas instituições de ensino até 7 de agosto, e os nomes dos selecionados serão divulgados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a partir de 12 de agosto. Após conferir a lista, os selecionados devem fazer um cadastro no sistema Enade (http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/).

 

Todos os alunos de primeiro e último ano dos cursos avaliados estão habilitados para o Enade. Contudo, somente os estudantes concluintes, que estão no último ano do curso, devem participar da prova.

 

Para realizar o exame, os inscritos devem preencher um questionário, disponibilizado no portal Inep entre os dias 21 de outubro e 22 de novembro. Vale ressaltar que todos os selecionados devem comparecer ao exame, caso contrário o aluno será considerado em situação irregular, não poderá colar grau e terá que realizar a prova no ano seguinte.

 

Prova

 


O exame é dividido em duas partes: Formação Geral e Componentes Específicos. Na primeira, o objetivo é medir se o estudante compreende temas que vão além da sua área de formação e que são importantes para a realidade contemporânea. Essa etapa é composta por 10 questões. Já a prova de componentes específicos, formada por 30 questões - 27 de múltipla escolha e três discursivas - contempla partes específicas de cada área da profissão e serve para medir habilidades esperadas para determinado perfil profissional.

 

Para ver seus resultados, o participante pode acessar o Boletim de Desempenho do Estudante, disponível no mesmo site em que foi feito o cadastro.

 

Avaliação

 


O desempenho das instituições de ensino superior é medido em uma escala de 1 a 5, sendo que notas superiores ou iguais a 3 são tidas como satisfatórias e, as demais, como insatisfatórias. As pontuações são utilizadas como indicadores para as políticas nacionais de expansão e financiamento, como o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Instituições com avaliações baixas no Enade podem perder o acesso aos programas.