ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Falta de animais terminados para abate ajuda a manter preços altos em MT

Data: Quarta-feira, 22/07/2015 00:00
Fonte: Olhar Direto

Falta de animais terminados para abate ajuda a manter preços altos em MT

 

 

A diminuição da oferta de gado para abate em Mato Grosso está ajudando a manter o preço da carne bovina em patamares ainda elevadosnas gôndolas dos supermercados, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Contudo, os valores pagos ao produtor pela arroba do boi gordo estão com leve declínio. Em julho, a queda é de 3% em relação a junho.



O total de animais enviados ao gancho no primeiro semestre deste ano foi 16,15% menor que o do mesmo período de 2014. “Esta redução foi resultante da baixa disponibilidade de animais prontos para o abate, tanto é que o estoque de machos acima de 24 meses foi o menor dos últimos cinco anos”, diz o mais recente boletim do boi divulgado pelo Imea.

 

O preço no varejo vem se mantendo firme pela dificuldade do consumidor de “digerir” novas altas. Neste contexto, há um movimento de pressão nos preços da arroba por parte da indústria, porém, a escassez de animais terminados pode equilibrar a balança.



Nas gôndolas dos açougues e supermercados, o preço médio por quilo calculado pelo instituto, no decorrer de julho, foi de R$ 20,53 – alta de 1,07% em relação a junho. Já em comparação com julho de 2014, o preço está 17,20% mais elevado. Neste mês, o corte que teve maior alta foi o patinho, que subiu 5,48%. Já a costela registrou maior queda: 4,25%.



Fechamento de frigoríficos



Durante o primeiro semestre de 2015, ocorreu o fechamento de sete unidades frigoríficas em cinco macrorregiões do Estado. No total, foram nove plantas desativadas nos últimos 18 meses. Neste mês, apenas 64,3% de toda a capacidade frigorífica instalada está em operação e a média de utilização dessas unidades no último mês foi de 51,9%.