ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Copa do Brasil ou Sul-Americana? Times 'escolherão' últimas vagas

Data: Terça-feira, 21/07/2015 00:00
Fonte: Lance!



A terceira fase da Copa do Brasil terá seus últimos duelos entre esta terça-feira dia de Criciúma e Grêmio e quarta-feira, dia que contará com cinco partidas. E além de garantir os últimos classificados às oitavas de final – fase em que os representantes do Brasil na Libertadores, além do Fluminense, ingressarão – tais confrontos servirão para definir os últimos representantes do país na Copa Sul-Americana deste ano.

 

 Foto: Fotoarena/ Carlos Eduardo de Quadros /  LANCE!Press

Foto: Fotoarena/ Carlos Eduardo de Quadros / LANCE!Press
Grêmio x Criciúma - Copa do Brasil


Apenas o Brasil não definiu todos os times que disputarão a competição, cujo início será em 11 de agosto. Das oito vagas brasileiras, seis são destinadas aos times que tiveram a melhor colocação no Campeonato Brasileiro do ano passado, mas que não alcançaram as oitavas da Copa do Brasil. Nesse contexto, já estão três equipes: Atlético-PR, Goiás e Chapecoense.

 

O Grêmio, sétimo no último Brasileirão, será o "Brasil 1" caso não inverta a vantagem do Criciúma nesta terça. No momento, tal condição é do Furacão, que terminou o Campeonato Brasileiro do ano passado na oitava colocação.

 

Caso as seis vagas não sejam ocupadas apenas por times que disputaram a Série A-2014 e seguiram na elite, as quatro equipes que subiram passam a ter chance, caso, naturalmente, não se classifiquem à quarta fase da Copa do Brasil. Tal situação pode acontecer com Joinville e Ponte Preta (veja abaixo).

 

QUEM VAI PELA COPA DO NORDESTE?

As últimas duas vagas são do Brasília, o campeão da Copa Verde-2014 e já definido como o "Brasil 8", e do melhor colocado da Copa do Nordeste deste ano que não vá às oitavas do torneio nacional. O Ceará, atual campeão da "Lampions League", ainda pode avançar na Copa do Brasil e, caso isso aconteça, a vaga poderá ir para o Bahia, o vice-campeão, se o Tricolor não eliminar o Paysandu. O Vitória, terceiro colocado, seria o próximo a ficar com a vaga.

 

O Ceará tinha o desejo de jogar as duas competições, mas a CBF, através de ofício divulgado em maio, garantiu que o Vozão só poderá disputar uma das competições, o que fará o time "escolher" qual delas.

 

No jogo de ida do Ceará contra o Tupi, em Fortaleza, houve empate sem gols. Neste sábado, em Juiz de Fora, tal escolha será conhecida.

 

QUEM VAI À COPA SUL-AMERICANA?

OS CLASSSIFICADOS
Brasília, já definido como "Brasil 8", Atlético-PR, Goiás, Chapecoense e o melhor da Copa do Nordeste-2015. Os seis classificados via campanha no Brasileirão serão definidos como "Brasil 1" até "Brasil 6", de acordo com a posição de cada time. O Grêmio, como já foi citado, será o "Brasil 1" caso não avence na Copa do Brasil.

 

QUAL TORNEIO DISPUTAR?
Um classificados à Sul-Americana sairá do duelo entre Santos e Sport. Já Grêmio e Coritiba podem completar as seis vagas via Brasileirão-2014 caso sejam eliminados por Criciúma e Fortaleza, respectivamente.

 

DA SÉRIE B....PARA A SUL-AMERICANA?
Joinville, atual campeão da Série B e já eliminado da Copa do Brasil, pode ganhar uma vaga se Grêmio e Coritiba avançarem às oitavas de final. Tal combinação ainda garante a Ponte Preta, rival do Coxa nesta quarta, e vice da última Segundona.

 

A SITUAÇÃO DAS VAGAS À SUL-AMERICANA VIA CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO-2014

TIME BR-2014SITUAÇÃO NA COPA DO BRASIL Grêmio7ºFaz jogo da volta contra o Criciúma. Perdeu o da ida por 1 a 0Atlético-PR8ºEliminado na segunda fase para o Tupi – Garantido na Sul-AmericanaSantos9ºFaz jogo da volta contra o Sport. Perdeu o da ida por 2 a 1Flamengo10ºClassificado às oitavas de final da Copa do BrasilSport11ºFaz jogo da volta contra o Santos. Venceu o da ida por 2 a 1Goiás12ºEliminado na terceira fase pelo Ituano – Garantido na Sul-AmericanaFigueirense13ºClassificado às oitavas de final da Copa do BrasilCoritiba14ºFaz o jogo da volta contra a Ponte Preta. Venceu o da ida por 2 a 1Chapecoense15ºEliminado na segunda fase pelo Sport – Garantido na Sul-AmericanaPalmeiras16ºClassificado às oitavas de final da Copa do Brasil


LANCE!