ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Fora do poder em MT, PT se mantém na “retranca” antes de focar eleições de 2016

Data: Domingo, 19/07/2015 00:00
Fonte: Olhar Direto/ Jardel P. Arruda

 

Fora do poder em MT, PT se mantém na “retranca” antes de focar eleições de 2016
 
 
Fora do governo estadual e da administração de Cuiabá e passando por uma crise nacional, o Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso espera o resultado de dois desdobramentos eleitorais para começar a se planejar para as eleições municipais de 2016, com a missão iniciar uma recuperação da sigla no Estado.
 

O primeiro desdobramento é a “finalização das eleições de 2014”. O partido vive a expectativa de Valdir Barranco (PT) vencer a disputa judicial e ficar com a vaga de deputado atualmente ocupada por Pery Taborelli (PV). “Com um deputado estadual vamos ter maior poder de articulação e poderemos nos preparar melhor para eleição”, afirmou o ex-parlamentar estadual Alexandre César (PT), um dos líderes da sigla.


Já o segundo desdobramento é a possível “janela de transferências”, na qual deputados e vereadores poderão trocar de partido sem perderem o mandato por conta da fidelidade partidária, prevista pela “reforma-política”.


“Esse ano deverá se de intensa troca partidária. Precisamos saber que vai, quem vem, para então podermos articular melhor para as próximas eleições”, ponderou Ságuas Moraes, deputado federal e maior liderança do PT com mandato eletivo em Mato Grosso.


Os dois líderes entendem que é muito cedo para o Partido dos Trabalhadores começar a discutir a próxima eleição. Indo além, Alexandre César entende que o momento delicado do PT em nível nacional pode complicar a situação regional, mas não se abstém de defender do companheiro de sigla, Lúdio Cabral (PT), como candidato à Prefeitura de Cuiabá.


“Candidatura própria não  pode ser um princípio. Tem de ser uma construção com os aliados. Mas nós temos um quadro que não pode ser desprezado. Sabemos o quanto Lúdio represente politicamente, o quanto ele cresceu, e ele tem disposição para ser candidato, que é uma das coisas mais importante”, salientou.


Apesar da crise nacional, Lúdio Cabral teve participações relevantes na eleição de 2014 e na de 2012. Primeiro foi candidato a prefeito de Cuiabá e levou a disputa ao segundo turno contra o franco favorito Mauro Mendes (PSB). No fim do primeiro turno, chegou a aparecer em primeiro lugar em algumas pesquisas. Já na outra eleição foi o principal adversário de Pedro Taques, tendo ganhado notoriedade em todo estado.


Contudo, os aliados naturais, PMDB e PROS, também possuem possíveis pré-candidatos. Pelo PMDB, o advogado Julier Sebastião, ex-juiz federal e um dos responsáveis pela prisão de Joao Arcanjo Ribeiro – tal como Pedro Taques. Em 2014, Lúdio venceu a queda de braço contra o antigo magistrado, que havia largado a magistratura para se lançar governador, e sagrou-se candidato do grupo.
 

Já pelo PROS, o deputado federal Valtenir Pereira é colocado como candidato. Ele já disputou a Prefeitura de Cuiabá em 2008, tendo ficado em quarto lugar, atrás de Wilson Santos (PSDB), Mauro Mendes (então PR) e do falecido Walter Rabello (então PP).

Já a preparação no restante do estado deverá passar pela rodada de discussão municipal. No primeiro semestre, Ságuas rodou por todas as cidades do Estado, estratégia que deve ser repetida na segunda metade do ano, mas com foco na pauta da eleição seguinte. “A eleição municipal tem particularidades muito próprias de cada município. Nem sempre dá para seguir a orientação nacional. Cada local tem suas particularidades”, explicou.