ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Contra-Almirante da Marinha visita Famato e convida entidade para debater sobre o rio Paraguai

Data: Sexta-feira, 17/07/2015 00:00
Fonte: ASCOM FAMATO

 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) recebeu nesta sexta-feira (17/07) a visita do Comandante do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, Contra-Almirante Petrônio Aguiar, do Delegado da Delegacia Fluvial de Cuiabá, Capitão-de-Corveta, Alessandro Nonato, e do Chefe da Controladoria Regional da União Estado do Mato Grosso(CGU), Sergio Akutagawa. Na oportunidade, a Famato foi convidada para um seminário em Corumbá que irá discutir os desafios e as perspectivas do Rio Paraguai para os próximos dez anos.

 

O 6º Distrito Naval fica em Ladário, em Mato Grosso do Sul, e tem jurisprudência sobre estado de Mato Grosso. O Contra-Almirante é do Rio de Janeiro e assumiu o comando do 6º Distrito Naval há pouco mais de três meses. “Estou aqui para conhecer o Estado, saber um pouco mais sobre as potencialidades e entender os principais desafios de Mato Grosso”, explicou o Contra-Almirante.

 

A comitiva foi recebida pelo presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, pelo vice-presidente, Normando Corral, além dos representantes da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e da Associação dos Criadores de Suínos (Acrismat). O superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Otávio Celidonio, apresentou uma palestra sobre o agronegócio no Estado. Os convidados também assistiram à apresentação do Coordenador Executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz.

 

O seminário que terá em Corumbá está previsto para acontecer em novembro. “Ainda estamos formatando o seminário, mas entre as questões já definidas está a participação das entidades que representam o agronegócio de Mato Grosso nessas discussões que é de extrema importância para nós. Precisamos entender o que falta para o rio Paraguai ser usado como rota de escoamento da produção e como isso pode alavancar ainda mais a economia do Estado”, disse Aguiar.

 

Para o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, o convite vem ao encontro de uma das grandes bandeiras do setor em Mato Grosso: a busca por uma logística eficiente. “Mato Grosso é extremamente dependente do sistema rodoviário para escoar o que produz, isso encarece muito o nosso frete, diminuindo a margem do produtor. A Famato trabalha em busca de alternativas para melhorar a logística do Estado, com certeza o escoamento via Rio Paraguai é uma alternativa viável que precisa ser discutida”, afirmou Prado.