ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Judoca cuiabano fatura ouro no Pan-Americano do Canadá

Data: Quarta-feira, 15/07/2015 00:00
Fonte: Gazeta Esportiva com Só Notícias

 

 

 

O Brasil faturou mais duas medalhas de ouro no judô, ontem à noite. Luciano Corrêa, na categoria até 100 quilos, e David Moura, na categoria acima de 100 quilo, conquistaram mais dois pódios para o país na modalidade em Toronto, fechando a participação canarinha com cinco ouros, duas pratas e seis bronzes.

 

O brasiliense Luciano, namorado da nadadora Joanna Maranhão, que nesta terça levou o bronze nos 200m borboleta, já havia conquistado o ouro no Pan de Guadalajara 2011, além de um bronze em Rio 2007. A vitória de Luciano veio após quatro shidos (punições) ao dono da casa, e foi confirmada aos 3m55 de luta.

 

Já David, que nasceu e representa um clube de Cuiabá, precisou de apenas 13 segundos para aplicar um ippon sobre o equatoriano Freddy Figueroa e conquistar seu primeiro ouro pan-americano. Em abril, o judoca já havia faturado o título do Campeonato Pan-Americano de judo, uma prévia da competição em Toronto.

 

O judoca cuiabano tinha uma responsabilidade a mais ao chegar a final de sua categoria, pois estava substituindo o medalhista olímpico Rafael Silva, cortado por lesão. A estreia foi relativamente fácil contra o peruano Joshua Vasquez, já que o brasileiro venceu por ippon com um minuto e 20 segundos de combate.

 

O mato-grossense avançou à semifinal contra o venezuelano Pedro Pineda. Em uma luta bem mais díficil, a vitória veio apenas no minuto final. Ele encaixou um bom golpe e conseguiu um ippon. Moura avançava a sua primeira final de Pan-Americano. Na grande final, não tomou conhecimento de seu adversário, o equatoriano Freddy Figueroa. Em 13 segundos, ele aplicou um ura-nague e venceu por ippon.