ARIPUANÃ, Sexta-feira, 26/04/2024 -

NOTÍCIA

Tufão atinge China e obriga à retirada de um milhão de pessoas

Várias províncias costeiras registaram chuvas intensas e ventos de 170 km/h. Centenas de voos e viagens de comboio foram canceladas e as escolas da região estão fechadas.

Data: Sábado, 11/07/2015 00:00
Fonte: Publico.pt

O tufão está a provocar ondas de vários metros; na imagem, a zona costeira da cidade de Wenling, na província de ZhejiangREUTERS

 

Um poderoso tufão atingiu violentamente as províncias costeiras chinesas de Zheijiang e Jiangsu, este sábado. A chuva intensa e os ventos fortes obrigaram à retirada de perto de um milhão de pessoas na região e ainda afectaram as províncias de Fujian e Anhui, assim como algumas zonas das Filipinas, de Taiwan e do Japão.

 

Nesta altura do ano, é relativamente comum a passagem de tufões, vindos do Mar do Sul da China. Mas o tufão Chan-Hom, que chegou, este sábado, a várias regiões chinesas, é o mais violento a atingir Zheijiang, desde 1949, diz a agência estatal Xinhua.

 

Somando os habitantes deslocados desta província e da região de Jiangsu, contam-se perto de um milhão de pessoas que se viram forçadas a abandonar as suas casas.

 

A tempestade provocada pelo tufão originou ventos de mais de 170 km por hora, chuvas intensas e forte ondulação em várias cidades do país. Todas as escolas da região foram fechadas e centenas de comboios não sairão da estação neste sábado. Face à forte agitação marítima, que originou ondas de dez metros, as autoridades ordenaram, também, o regresso a terra de mais de 50 mil barcos.

 

Em Xangai, um dos maiores e mais importantes centros populacionais e económicos da China, espera-se a chegada do tufão nas próximas horas. Mas as chuvas torrenciais, que já atingiram esta cidade de 23 milhões de habitantes, situada na província de Jiangsu,  obrigaram, no entanto, ao cancelamento de cerca de 750 voos, segundo a imprensa local.

 

Um outro tufão, o Linfa, já tinha atingido a província chinesa de Guangdong, no início da semana, obrigando à deslocação de 56 mil pessoas.