ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Agricultura Familiar de Campo Verde é referência para municípios de MT

Data: Quarta-feira, 23/03/2011 00:00
Fonte:

Da Assessoria

Pequenos produtores apostam na produção leiteira e recebem produtores de outros municípios de Mato Grosso

Na última sexta-feira (18/03), os pequenos produtores de Campo Verde, seu Osmar Marcilio da Silva e sua esposa Valci, e Irineu Ferreira Neto fugiram de suas rotinas. Eles apresentaram os resultados obtidos nos projetos, Balde Cheio e BB Convir, à 40 pequenos produtores do município de Arenápolis, que vieram especialmente para ver de perto como o trabalho é desenvolvido com a implantação das novas metodologias.

Passar adiante as informações e com total transparência é um dos compromissos que o produtor assume quando adota a metodologia do Balde Cheio.

A visita foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar de Mato Grosso, Jilson Francisco da Silva, pelo prefeito Dimorvan Alencar Brescancim, deputado estadual Luizinho Magalhães, secretário de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente de Campo Verde, Manoel Messias, representantes do Consórcio Cidesasul, por técnicos da cooperativa Comajul e lideranças políticas e do setor produtivo.

O secretário de Estado após conhecer as duas propriedades disse que os projetos Balde Cheio e BB Convir são excelentes e que o Estado é parceiro. “A metodologia é fantástica, pois o modelo de gestão transforma a propriedade ensina a família. É esse o caminho”, avalia o secretário de Estado. Silva ressalta ainda que o governador, Silval Barbosa, pretende fazer grandes investimentos na Agricultura Familiar, e a cadeia produtiva do Leite é uma delas. “Vamos trazer o Silval para conhecer as propriedades de Campo Verde, para ele ver pessoalmente como os projetos são bons, modernos e que estão dando certo”, avisou.

O prefeito Dimorvan contou que a Prefeitura tem promovido políticas públicas para fortalecer a Agricultura Familiar no município. “Apoiamos e incentivamos projetos como estes. Também, disponibilizamos técnicos para dar assistência aos pequenos produtores, firmamos uma parceria com o Sebrae e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para promover capacitação técnicas empreendedoras aos agricultores familiares do município e prepará-los para a implantação do Shopping da Agricultura Familiar”, comentou Brescancim.

Brescancim aproveitou a oportunidade para relatar ao secretário de Estado alguns pontos importantes para o fortalecimento da Agricultura Familiar em Mato Grosso e algumas dificuldades encontradas pelos produtores. “É preciso que eles tenham acesso ao crédito, que seja realizada uma reforma fundiária adequada, que o Estado promova estratégias de comercialização e impeça a entrada dos ‘atravessadores’, assistência técnica, entre outros. Estes pontos são importantes para que os pequenos produtores possam ter uma rentabilidade melhor”, explicou Brescancim.

O deputado Luizinho Magalhães afirmou que Campo Verde é exemplo para muitos municípios matogrossenses e disse que os pequenos produtores podem contar com seu apoio na Assembléia Legislativa. “Em pouco tempo de mandato já estou trabalhando para ter uma Agricultura familiar mais forte em Mato Grosso. Recentemente fiz um Projeto de Lei que beneficiará diretamente os produtores rurais com a isenção de cobrança de ICMS nas contas de energia elétrica”, reiterou o deputado.
Luizinho Magalhães entende que o melhor para fixar o homem ao meio rural é dar condições para que ele viva e possa desenvolver seu trabalho com seriedade e desta forma, o Estado deve incentivar e promover a redução de custos, possibilitando a aplicação destas reservas no próprio meio rural. “Quero trabalhar para buscar medidas que visam o fortalecimento da atividade rural, concedendo melhores meios para produtores em suas atividades no campo”, garantiu.

A secretária de Agricultura de Arenápolis parabenizou o prefeito Dimorvan pelo incentivo dado a Agricultura Familiar do município e reafirmou que Campo Verde é modelo para muitos municípios. “Estamos aqui para conhecer os projetos desenvolvidos e quem sabe um dia sermos como Campo Verde”, concluiu.

Projetos Balde Cheio e BB-Convir mostram resultados positivos

O seu Osmar e a dona Valci vivem no município de Campo Verde há 12 anos e são produtores de leite, proprietários do Sítio São Francisco, Unidade Oficial do Programa Balde Cheio no município, que tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira. Com um ano e meio de uso da metodologia, seu Osmar já teve números positivos para apresentar aos visitantes. O mesmo está acontecendo com o produtor Irineu Ferreira Neto que utilizou o projeto BB-Convir.

Os dois produtores afirmaram que tanto o Balde Cheio quanto BB-Convir são excelentes, porém é preciso seriedade com os compromissos assumidos e afinco dos membros da família para dar conta de todas as tarefas.

Os avanços foram traduzidos em números, em um ano e meio, o sítio de seu Osmar mais que dobrou a produção, saindo dos 70 litros de leite ao dia para a média de 150 litros diários.  A receita mensal também seguiu essa projeção. Seu Osmar reduziu a área de manejo que usava 100% da área do sítio de 26 hectares para 0,6 hectares (pouco mais de meio hectare).

Já seu Irineu inicialmente tinha uma produção de 70 litros de leite por dia e hoje chega a produzir 330 litros com 25 vacas.

O plantel utilizado na propriedade de seu Osmar é praticamente o mesmo do início do programa, porém as vacas que produziam pouco foram descartadas e seu Osmar agora tem 14 animais melhorados, 10 deles em lactação. A meta é chegar, ao final dos quatro anos previstos de acompanhamento do programa, aos 500 litros de leite/dia e renda mensal aproximada de R$ 10 mil, aos valores de hoje.