ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Mais de 95% do público alvo recebeu vacina contra a gripe em Curitiba

Data: Segunda-feira, 06/07/2015 00:00
Fonte: SMCS

A Prefeitura de Curitiba conseguiu imunizar 95,3% do público alvo da Campanha Nacional de Vacinação. O grupo de gestantes era o único que ainda faltava atingir a meta do Ministério da Saúde, que é de 80%. Dados desta segunda-feira (06) da Central de Vacinas da Secretaria Municipal da Saúde mostram que 15.199 mulheres grávidas na capital paranaense já receberam a dose da vacina contra a gripe, o equivalente a 80,3% desse público.

 

Além das gestantes, pessoas com 58 anos ou mais, crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, mulheres que tiveram bebês nos últimos 45 dias (puérperas), portadores de doenças crônicas e profissionais de saúde também têm direito de receber a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Indígenas, profissionais do sistema carcerário e pessoas privadas de liberdade também recebem a dose.

 

Curitiba é uma das cidades brasileiras com maior número de pessoas vacinadas contra a gripe. Para o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, a grande adesão da população curitibana revela o interesse em se prevenir contra as doenças respiratórias. Entre as gestantes, a vacina é importante principalmente devido às alterações metabólicas que as mulheres enfrentam nessa fase. “A capacidade respiratória fica comprometida devido às alterações no corpo, como a dilatação do abdômen, o que reduz as chances de se proteger de um quadro de gripe e a possibilidade de complicações respiratórias é muito maior”, explica o secretário.

 

A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação contribui para a redução de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

 

Os integrantes dos grupos prioritários que ainda não tomaram a vacina ainda podem fazê-lo porque em algumas das 109 unidades de saúde de Curitiba ainda há doses disponíveis. Em Curitiba, 446 mil pessoas já receberam a vacina contra a gripe.