ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Juína: Saneamento Básico; a base para o Desenvolvimento de uma Sociedade

Data: Terça-feira, 13/04/2010 00:00
Fonte:

Fonte:juinanews

Na manha do dia 12 de abril de 2010, os alunos da escola CEJA alternativo na companhia das professoras Denise Peralta Lemes e Silza Ely P. Coutinho realizaram visita a alguns bairros da cidade de Juína com o intuito de realizar pesquisa quanto as condições de saneamento básicos nos bairros mais periféricos do município.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da realidade de algumas áreas com problemas sérios de saneamento básico, os mesmo entrevistaram moradores no local que pontuaram algumas medidas necessárias para a melhoria das condições de saneamento da região. Dentre elas a canalização do esgoto no Bairro São José Operário, o recolhimento do lixo mais de uma vez na semana, e a pavimentação das ruas. Nos bairros Padre Duílio e Palmiteira a situação não é muito diferente, as reivindicações são as mesmas, canalização e recolhimento do lixo.

Geograficamente, percebemos diferenças nas áreas visitadas, o bairro Operário, possui uma geomorfologia acentuada, na qual as casas encontram-se em desníveis com a rua, isso acarreta nos meses de chuva, problemas sérios de alagamento e enxurrada. Nos pontos visitados nos bairros Padre Duílio e Palmiteira os desníveis não são tão acentuados, assim, destacamos como problema maior a falta de recolhimento do lixo e a pavimentação das ruas.

Sabemos que um dos maiores problemas causados pela falta de saneamento básico é o de saúde pública. A falta desses serviços já mencionados anteriormente em alguns bairros é a causa de inúmeras doenças, como a cólera, leptospirose, meningite, diarréia entre outras. São algumas dezenas de doenças causadas pela falta de saneamento básico que destroem a saúde das pessoas e consequentemente, suas famílias, causando grandes prejuízos para toda a sociedade.

O saneamento básico deveria ser considerado pelo governo e pela sociedade em geral como obra essencial e de extrema importância para as nossas vidas. Os investimentos alocados para a execução das estações de tratamento, redes e toda a malha necessária para o seu funcionamento deveria ser priorizados sobre outros investimentos, pois a existência desses serviços resolveria vários tipos de problemas.

Nós como sociedade erramos o suficiente para sabermos o que não devemos fazer. Todos, governo e sociedade, devem juntar-se em um trabalho que envolva “obras do governo” e de “conscientização da população” para mudarmos esse quadro inacabado e injusto com os mais necessitados, mas com reflexo para toda população.

Nesse sentido, a escola CEJA Alternativo está tentando fazer sua parte, mostrando a seus alunos a importância que o saneamento tem na vida de cada um de nós, buscando alertar a população em geral o quanto é necessário o saneamento básico em nossa cidade.

Denise Peralta Lemes (Coordenadora do Curso de Geografia AJES)

Silza Ely Pereira Coutinho
Professoras do CEJA Alternativo

Alunos do 2ª Ano A Ensino Médio (Matutino)
Leonice, Edimar, Selma, Fabiana, Luciana, Luciana Vieria, Sandra, Neuza, Bruna e Dayane.

2ª fase do 2º segmento A (Matutino)
Uérica, Luciana, Pablo, Alaíde, Yasmim, Gleicieli, Giesley,