ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Médico de Joaquim Levy confirma que não autorizou sua viagem

Data: Domingo, 28/06/2015 00:00
Fonte: Jornal do Brasil

 

O pneumologista Arthur Vianna, que atendeu o ministro Joaquim Levy na noite de sexta-feira (26), confirmou aoJB neste domingo (28) o quadro de embolia pulmonar e ratificou que desaconselhou o ministro a viajar para os Estados Unidos. "Ele me desobedeceu sem dúvida. Poderia agravar a doença. Ele sofreu um risco grande, podia aumentar a doença pré-existente", reforçou Vianna.

 

Ao chegar a Nova York, onde acompanha a presidente Dilma Rousseff e demais ministros em viagem oficial, Levy chegou a afirmar que não havia descumprido nenhuma recomendação: "Sou muito obediente", completou.

 

"Ele é uma figura", brincou Vianna. "Certamente falou isso num momento de descontração. Eu não autorizei a viagem. Acredito que ele estava aliviado por ter chegado bem aos Estados Unidos e, por isso, fez esta brincadeira."

 

Joaquim Levy viajou sem autorização médica
Joaquim Levy viajou sem autorização médica

 

Vianna esclareceu que Levy apresentou, de acordo com a tomografia, um trombo na artéria pulmonar direita, e que os exames apresentavam um quadro pior do que seu estado clínico. "Ele estava clinicamente bem, mas não recomendei a viagem porque isso poderia agravar o quadro. Ele já me ligou dos Estados Unidos e está tudo bem", disse, acrescentando que Levy viajou sem acompanhamento médico e que também não está sendo acompanhado nos EUA. "Eu não me prestaria a este papel uma vez que eu contraindiquei a viagem. Também não fiz nenhum relatório médico para viagem, que seria praxe, porque não autorizei a viagem."

 

Vianna acrescentou ainda que Levy está tomando medicação anticoagulante, o que gradativamente vai diminuindo o risco de nova embolia, e quando ele precisar tomar o voo para voltar ao Brasil o risco já terá passado.