ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Palco da final, Santiago entra em estado de emergência ambiental

Data: Terça-feira, 23/06/2015 00:00
Fonte: LANCE!



O sinal de alerta foi ligado em Santiago, palco de mais três jogos da Copa América, incluindo a final. A capital do Chile atingiu na última segunda-feira o seu pior índice de poluição desde 1999. O ministério da Educação até mandou cortar as aulas de educação física das escolas. E nesta quarta tem jogo entre Chile e Uruguai no Estádio Nacional, pelas quartas de final do torneio.

 

O ministro do Meio-Ambiente, Pablo Badenier, até reconheceu que houve uma falha no prognóstico. E que o modelo é 80% confiável, mas os outros 20% acabaram falando mais alto.

 

As explicações para essa poluição são muitas. A primeira delas é a própria geografia da cidade. Situada no coração da Cordilheira dos Andes, Santiago está em um vale. Com uma população de mais de 6,5 milhões de habitantes e uma frota de quase 2 milhões de carros, os gases simplesmente se acumulam e não conseguem ir embora.

 

Para piorar, não chove. O atual mês de junho é o mais seco desde 1968. E a precipitação é fundamental para limpar o ar. Também não há vento. Assim o acúmulo dos gases só cresce na metrópole.

 


Ne tentativa tentar melhorar a situação, vai ter rodízio de carros na cidade, como já existe em São Paulo. Além disso, há a recomendação para que lareiras a lenha não sejam usadas, além de outras ações coletivas. Capitão do Uruguai, rival do Chile nesta quarta-feira em Santiago, Godín minimizou o caso.

 

- Desconhecemos o tema e estamos alheios a isso. Vimos na televisão a história da contaminzação, mas não falamos nada com os nossos médicos - disse Godín.

 

E isso influencia diretamente na atividade esportiva. Para atletas amadores já é complicado, tanto que a situação de emergência fez as autoridades ligar o sinal vermelho na cidade, garantindo que não é possível nem fazer caminhadas leves ou andar de bicicleta ao ar livre. Essa poluição tem reflexos até em Temuco, onde a Bolívia pega o Peru na próxima quinta-feira.

 

Por conta do alerta inesperado de poluição, os hospitais de Santiago tiveram um movimentado também acima do normal. Isso ainda no domingo. Sem saber dos perigos, e ainda por cima por se tratar de um fim de semana, muitas pessoas foram fazer exercícios ao ar livre, mas o desfecho não foi dos mais saudáveis.

 

 


Alguns santiaguinos aproveitaram, por exemplo, para subir o Cerro San Cristóbal, uma grande montanha que há na cidade, de bicicleta. Alguns sentiram logo o ar mais poluído e tiveram que apelar para um pano no rosto. Outros não tiveram essa perspicácia e passaram mal.



Segundo o LANCE! apurou, hospitais tiveram um aumento de atendimentos de pessoas com problemas respiratórios.

 

De acordo com especialistas, respirar tantas partículas pode provocar danos nos pulmões. Dependendo da idade da pessoa, se for uma criança, por exemplo, pode até deixar ingressar algum vírus no organismo. Por isso, as autoridades pedem uma vida "sedentárias" à população. Pelo menos por enquanto.


COM A PALAVRA
Edmilson Mingowski, infectologista

"A poluição, seja ela qual for, sempre prejudica a saúde dos atletas. Dependendo do grau, ela pode gerar irritação nos olhos e dificuldade respiratória, a curto prazo, ou bronquite, processo inflamatório e asma, a longo prazo. Quanto mais tempo se passa num ambiente infestado por uma poluição crônica, pior. Portanto, o desempenho dos atletas é diretamente afetado em lugares com essa característica. Acredito que, pela época escolhida, não foi ideal realizar a Copa América nessas cidades. Teria que verificar a quantidade de partículas, o nível da poluição, para saber se as partidas deveriam ser suspensas ou não."

 

LANCE!