ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Redução da idade penal tem apoio de 87% dos brasileiros

Data: Segunda-feira, 22/06/2015 00:00
Fonte: Deutsche Welle
 

Pesquisa do Instituto Datafolha mostra que nove em cada dez entrevistados é a favor da proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

 

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (22/06) pelo Instituto Datafolha mostra que nove em cada dez brasileiros são a favor da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

 

Dos 2.840 entrevistados ouvidos na semana passada em 174 municípios, 87% apoiam a alteração. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

 

O índice é o mesmo verificado pela última sondagem feita pelo Datafolha, em abril, e o maior desde o primeiro levantamento feito pelo instituto sobre o tema, em 2003.

 

Apenas 11% dos brasileiros são contra a proposta de emenda constitucional que está prestes a ser votada no plenário da Câmara dos Deputados; 1% é indiferente e 1% não soube responder.

 

Para 73% das pessoas ouvidas pelo Datafolha, a redução deve valer para qualquer tipo de crime. O Nordeste é a região que apresentou a maior aprovação proporcional (89%), enquanto no Sudeste o índice é de 86%. Os entrevistados com maior escolaridade e mais recursos financeiros tendem a ser contrários à redução da maioridade penal, diz o instituto.

 

Na semana passada, a comissão especial que analisa o tema aprovou por 21 votos favoráveis e seiscontrários o relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF), que reduz a idade penal em caso de crimes considerados graves.

 

O texto será analisado em primeiro turno no plenário da Câmara no dia 30 de junho e, depois de uma segunda votação, seguirá para o Senado.

 

 
Deutsche WelleDeutsche Welle