ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Termina sem acordo audiência sobre dispensa em massa de funcionários da JBS

Data: Quinta-feira, 18/06/2015 00:00
Fonte: Olhar Direto/ Flávia Borges

Foto: Divulgação

Termina sem acordo audiência sobre dispensa em massa de funcionários da JBS
 
Terminou sem acordo as audiências judiciais realizadas na Vara do Trabalho de Mirassol D´Oeste para tratar da dispensa em massa de trabalhadores na unidade da JBS em São José dos Quatro Marcos.
 

Duas Ações Civis Públicas são movidas na Justiça do Trabalho de Mirassol D’Oeste propostas após a JBS encerrar, de forma abrupta, suas atividades em São José dos Quatro Marcos e dispensar cerca de 650 empregados.


Em 23 de maio, o juiz André Molina, titular da Vara onde tramitam as ações, atendeu pedido de liminar feito pelo MPT e proibiu que a JBS encerre suas atividades também em Araputanga, município vizinho a São José dos Quatro Marcos, ou promova nova dispensa em massa sem prévia negociação com o sindicato. A multa, caso a decisão não seja descumprida, foi definida pelo magistrado em 10 milhões de reais.


O Ministério Público ajuizou a ação temendo que o episódio de dispensa em massa se repetisse em Araputanga. Isso porque a justificativa apresentada pela empresa para o fechamento da unidade foi a falta de matéria-prima. Além disso, segundo o órgão, o encerramento das atividades atingiu diretamente 3,3% dos habitantes de São José dos Quatro Marcos e uma nova decisão nesse sentido causaria grandes prejuízos à região.


Na audiência, a JBS informou que não há perspectiva de retomada das atividades na unidade fechada. Para encerrar os dois processos que tramitam na Justiça do Trabalho, a empresa ofereceu a entrega de três cestas básicas aos empregados dispensados que optarem por não aderir à oferta de transferência para outras unidades do grupo. Tanto o MPT quanto as entidades que representam os trabalhadores rejeitaram a proposta.