ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Escassez de recursos deixa municípios em crise financeira, diz prefeito de Aripuanã

Data: Quarta-feira, 17/06/2015 00:00
Fonte: TOP NEWS com Edson Prates/Assessoria de Comunicação

 

O prefeito de Aripuanã Ednilson Luiz Faitta, afirmou recentemente que os municípios brasileiros com população abaixo de 50 mil habitantes, como é o caso da cidade de Aripuanã, estão passando por crise financeira devido à escassez de recursos federais e estaduais.

 

A afirmação do chefe do executivo municipal foi feita após participação na Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios, ocorrida no final do mês de maio em Brasília. O encontro reuniu ministros, senadores, governadores, deputados e prefeitos de todo o país.

 

Segundo Ednilson, as dificuldades que os municípios encontram para oferecer a população um serviço eficiente nas áreas de Saúde e Social foi um dos principais assuntos debatidos na mobilização. “Foi muito discutido sobre o Pacto Federativo, ou seja, a forma com que os recursos são distribuídos para os municípios”.

 

“Hoje apenas 14% do total arrecadado pela União volta para o Município. Isso está sendo insuficiente para a maioria das cidades pequenas, que não têm uma atividade econômica muito grande, conseguirem sobreviver e nem mesmo para manter suas ações”, afirmou.

 

Também na Capital Federal, o prefeito de Aripuanã participou, juntamente com o senador Wellington Fagundes e outros prefeitos de Mato Grosso, de reunião com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Durante o encontro foi sugerido ao ministro que interviesse junto à presidenta da República, pela prorrogação do prazo para início das obras oriundas de emendas de 2013.

 

“Inclusive temos uma obra nessa situação em Aripuanã. Se não houver o inicio das obras até o próximo dia 30 de junho, o empenho está sujeito a cancelamento, por isso foi pedido a prorrogação do prazo, até porque o governo federal ainda não liberou muito desses recursos. Também existem emendas de 2014 com recursos a serem liberados”, declarou Faitta.

 

Na ocasião o prefeito ainda tratou com o ministro Kassab, sobre a reabertura de prazo para que a Caixa Econômica Federal possa apresentar os projetos de pavimentação que irão beneficiar algumas cidades de Mato Grosso, incluindo o município de Aripuanã. “Nós apresentamos dois projetos a serem financiados pelo BNDES, um do Bairro Vila Operária e outro do Jardim Planalto, para asfalto, drenagem e calçamento”, disse.

 

“Tivemos a aprovação do projeto do Bairro Jardim Planalto, porém depois houve um corte de recursos e foram liberados para Aripuanã R$ 1.500.000,00. Infelizmente a Caixa Econômica perdeu o prazo de enviar para o Ministério, o registro dos projetos para validação dos convênios, então Mato Grosso ficou sem nenhum convênio por uma falha da Caixa, que possui uma equipe pequena e não tem uma estrutura adequada, por isso pedimos um novo prazo para que possamos aproveitar esse projeto”, concluiu Ednilson.

 

Ainda em Brasília, o prefeito de Aripuanã visitou os senadores Acir Gurgacs e Antônio Medeiros, com quem tratou sobre o projeto de federalização de rodovias ligando Ji-Paraná-RO a Rondolândia e Aripuanã-MT, interligando até a BR 163 em Alta Floresta. O projeto já foi apresentado no Plano Nacional pelo senador Acir Gurgacs.

 

Com a federalização, 15 municípios, ou seja, aproximadamente 400 mil pessoas dos dois Estados seriam beneficiadas, dentre eles Aripuanã, Rondolândia, Colniza e Juruena em Mato Grosso. Em Rondônia, Espigão do Oeste, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena, Presidente Médici e Ji-Paraná.