ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã: Conciliação resolve conflito entre 14 herdeiros que se estendia há 6 anos

Data: Quarta-feira, 17/06/2015 00:00
Fonte: Olhar Direto - Flávia Borges

A briga por uma herança que já durava seis anos na comarca de Aripuanã e envolvia 14 irmãos, genros e noras, teve fim em uma audiência de conciliação com duração de 4 horas. A disputa por cinco lotes e 700 cabeças de gado, avaliados em R$ 5 milhões, já havia gerado três ações judiciais.

 

Em 2009, a mãe dos 14 herdeiros faleceu. A situação foi agravada em 2014, com a morte do pai. O juiz Fabrício Sávio da Veiga Carlota, titular da Vara Única da comarca, realizou a audiência de conciliação.



“A média de tramitação de um processo desses é de 10 a 14 anos, o patrimônio vai se dilapidando e a família se desestruturando. Nesse caso, os bois já estavam morrendo, enquanto dois irmãos brigavam para ser o inventariante e administrar todo o patrimônio”, frisa o juiz.



O magistrado conseguiu reunir em uma única audiência, irmãos que vieram de vários estados, entre eles Paraná e Santa Catarina, de municípios do interior de Mato Grosso, e até mesmo de fora do país, para discutir sobre a partilha.



“Foi surpreendente a resolução do caso. Está provado que a conciliação é a melhor saída para determinados conflitos. Fiquei impressionado de ver que todos vieram para a audiência, apesar de já serem pessoas de idade e da cidade ser de difícil acesso”, comemorou o magistrado.