ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

ONU diz que ordem de detenção contra presidente do Sudão deve ser cumprida

Data: Segunda-feira, 15/06/2015 00:00
Fonte: Diário Digital

ONU diz que ordem de detenção contra presidente do Sudão deve ser cumprida

 

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse hoje que a ordem de detenção emitida pelo Tribunal Internacional de Justiça (TPI) contra o presidente do Sudão, Omar Hassan Ahmad al Bashir, deve ser acatada.

 

«A autoridade do Tribunal deve ser respeitada e a sua decisão implementada», declarou Ban em Genebra, onde participaria no início das negociações de paz para o Iémen, que acabaram por se atrasar por problemas logísticos.

 

O responsável da ONU lembrou que a ordem de prisão contra Bashir se baseou em acusações de crimes de guerra e contra a humanidade, «o que preocupa muito seriamente».

 

O líder sudanês se encontra na África do Sul, onde participou numa cimeira da União Africana (UA).

 

O Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, acusa Bashir de responsabilidade por genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade na região de Darfur, no oeste do Sudão, desde 2003.

 

Nesse ano, eclodiu nessa região um conflito étnico que causou a morte de centenas de milhares de pessoas e provocou uma das piores catástrofes humanitárias de tempos recentes.

 

Bashir, sobre quem pesam duas ordens internacionais de captura, participou na reunião de chefes de Estado da cimeira africana, mas um tribunal sul-africano ordenou a proibição da sua saída do país e determina hoje se irá detê-lo e colocá-lo à disposição do TPI.