ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

"Chegou a vossa hora", diz Hillary à América

Data: Domingo, 14/06/2015 00:00
Fonte: por Helena Tecedeiro/ DN Globo
"Chegou a vossa hora", diz Hillary à América
Fotografia © REUTERS/Lucas Jackson
 

Após um início de campanha discreto, Hillary aproveitou o primeiro grande comício para prometer uma economia que funcione "para todos". Aos 67 anos, a favorita democrata brincou com a idade.

 

Foi com um simples tweet que Hillary Clinton entrou na corrida à Casa Branca em abril. Desde então percorreu a América à procura dos votos que podem fazer dela a primeira mulher presidente dos EUA, mas o primeiro comício - ao ar livre e para uma multidão - só aconteceu ontem. Em Nova Iorque, a ex-primeira-dama e favorita à nomeação democrata para as presidenciais de 2016 voltou ao tema de campanha: o americano comum. Destacando-se em palco com o seu pantsuit ( fato de calça e casaco) azul-elétrico, deixou a mensagem: "Vocês trouxeram o país até aqui. Chegou a hora... a vossa hora de segurar o que têm e seguir em frente!"

 

Muitas vezes acusada de estar afastada das preocupações da classe média, Hillary tem centrado o discurso nos americanos comuns que apareciam no vídeo de campanha que divulgou em abril. Depois de em 2008 perder para Barack Obama a nomeação democrata, a mulher que foi secretária de Estado do ex-adversário garantiu: "A democracia não pode ser apenas para os milionários e as empresas. Não concorro para alguns americanos, concorro para todos os americanos".

 

Sob aplausos, Hillary prometeu que se for eleita vai "fazer a economia funcionar para todos os americanos, não só para as elites". A ex-primeira-dama, que teve o apoio do marido, o ex-presidente Bill Clinton, e da filha, Chelsea, em palco, exclamou ainda: "Têm de se interrogar: Quando é que o meu trabalho vai ser recompensado? Quando é que a minha família evolui na vida? Quando? Eu respondo: Agora!"