ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Governo realiza etapa do Campeonato Estadual de Pesca

Evento acontece durante Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres

Data: Domingo, 14/06/2015 00:00
Fonte: UBLIC

A segunda etapa do 12º Campeonato Estadual de Pesca (CEP) será realizada no próximo domingo e estará dentro da programação do 34º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (Fipe), que está acontecendo desde o último dia 10.



A primeira fase já foi realizada no domingo passado durante o Festival Internacional de Pesca de Barra do Bugres.



O campeonato estadual é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com as prefeituras onde ocorrem as competições.



O objetivo é o de fomentar o turismo de pesca esportiva, o ecoturismo, ações de educação ambiental, promover a integração e divulgação dos municípios envolvidos e ordenar e regulamentar as competições de pesca no Estado.



“Faz parte da política do Governo criar ambiente para fomentar a economia regional e o turismo é uma atividade que movimenta os municípios, gerando renda e emprego local”, pontua o titular da Sedec, Seneri Paludo.



Para o adjunto de Turismo da pasta, Luis Carlos Nigro, o turismo de pesca é um dos segmentos mais importantes da cadeia no Estado. “A pesca esportiva é muito forte em Mato Grosso e movimenta toda a economia onde acontecem as etapas, gerando emprego e renda”, destaca.



Em 2010, o Campeonato foi homologado pelo Rank Brasil como evento de pesca esportiva de maior abrangência, por ter sido realizado em 32 municípios e ter tido duração de seis meses. Começou em abril e terminou em setembro.



Este ano o campeonato será composto de 17 etapas e tem sua final prevista para acontecer dia 27 de setembro em Santa Rita do Trivelato, 287 km a Médio-Norte da Capital. Ainda serão realizadas etapas nos municípios de Tabaporã, Nova Bandeirantes, Comodoro, Juara, Nova Xavantina, Porto dos Gaúchos, Brasnorte, São José do Rio Claro, Aripuanã, Paranaíta, Sapezal,Sorriso, Nova Canaã do Norte e Tapurah.



Para participar os municípios devem possuir rios com potencial para a pesca esportiva, observando características como a localização da área, acesso ao público, aspectos econômicos e sociais e condições de pesca; além da data escolhida que deve estar de acordo com o calendário de pesca do Estado.



Iniciado em 2006, o campeonato é realizado em conjunto com os diversos festivais de pesca de Mato Grosso. Os ganhadores vão acumulando pontos para a grande final. Entre os prêmios para 2015 estão um carro zero km, dois barcos de alumínio, um motor de polpa 15 HP e uma carreta para barco.



Pontuação- As três primeiras colocadas das 84 equipes participantes da etapa em Barra do Bugres foram: Equipe 1ª Vez de Barra do Bugres, Lua Cheia de Cáceres e Carajás de Cáceres, também de Cáceres e vencedora das edições 2013 e 2014.



Além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Adjunta de Turismo, estarão presentes no evento a Secretaria de Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros e a Marinha, que apoia na fiscalização e na segurança dos competidores e das embarcações.