ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Produtores revoltados no Araguaia: “maquinário só foi usado para ganhar eleição”

Data: Domingo, 20/03/2011 00:00
Fonte:

Blog Sandra Carvalho

Na região do Araguaia, produtores rurais quebram o silencia para criticar o Governo do Esado de Mato Grosso por manter recolhido, em plena safra, todo o maquinário doado com grande festa e publicidade no ano passado. Para os produtores, a distribuição das patrulhas mecanizadas foi uma jogada de marketing para garantir a eleição do governador Silval Barbosa.

“É uma bela de uma patrulha nova e eficiente que está parada quando poderia estar resolvendo problemas de vários municípios. A patrulha não pode ser para trabalhar só no tempo da seca. Agora estamos com problemas para escoar a nossa produção”, reclama o produtor rural de Água Boa, Junior Garrutti que planta por volta de 4 hectares de soja e milho safrinha.

O escoamento da produção de sua fazenda tem enfrentado transtornos. Ou ele se vê obrigado a manter o produto armazenado vários dias na própria fazenda em período prolongado e chuva ou gastara com  caminhões rodando até 20 Km  ida e volta para rebocar as carretas em alguns trechos escorregadios.

“A estrada Municipal Albino Friss já está com problemas há vários anos. Só nesta estrada estreita, com apenas uma pista de rolagem, deve passar a produção de mais de 15 mil hectares. Garrutti diz não entender por que em época de arranca safra essas máquinas estão paradas no pátio do CISC.

Os maiores produtores que tem secador ainda conseguem acomodar a produção nos próprios silos da fazenda. Os pequenos são mais dependentes ainda, da maneira que são colhidos os grãos tem que seguir direto para as empresas de secagem e armazenagem mesmo debaixo de chuvas e enfrentando as condições adversas das estradas. “Como os armazéns já estão lotados tanto da Fazenda Xororó e do vizinho da fazenda São Paulo tem que escoar de qualquer jeito”, disse Garrutti.

O produtor lembra ainda que até hoje não ficou esclarecido se os maquinários estão apreendidos ou em auditoria.  “Chega a ser revoltante pelo tanto de imposto que pagamos o ano inteiro para conservação de estradas e agora as máquinas paradas justamente no momento que mais precisamos delas para resolver os problemas de Água Boa e região. Porque estas máquinas estão paradas?”. (com Água Boa News)